terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Alunos do Pró-jovem participam de aula inaugural

Cerca de 300 dos seiscentos itaitubenses que integrarem o Programa Nacional de Inclusão de Jovens, do governo federal, compareceram ao centro de eventos na orla da cidade para a aula inaugural do programa Pró-jovem do governo federal em parceira com a prefeitura de Itaituba. O evento foi promovido pela secretaria municipal de desenvolvimento social.

A cerimônia iniciou às 19h00min e contou com a participação do prefeito Roselito Soares, Margarete Soares, secretária municipal de desenvolvimento social, Claudia Migliatt, coordenadora do Pró-Jovem, mestres, professores, pais e centenas de alunos.

Prefeito Roselito SoaresO prefeito Roselito Soares destacou que "quem quer investir no futuro aposta na juventude". "Com esse trabalho nós vamos conseguir atender 600 jovens, é um projeto bonito, que tem oficinas, treinamentos, incentivos ao jovem. Isso nos enche de alegria porque estamos investindo no futuro de Itaituba". "Projeto dessa natureza faz com que a nossa juventude possa pensar num futuro melhor". Roselito Soares salientou que o programa Pró-jovem estimula os jovens às suas aptidões e a medida que os jovens descobrem seus talentos, conseguem buscar a capacitação em determinadas atividades.

"Este é o futuro que queremos construir para uma sociedade mais justa. Jovens e crianças são as maiores vítimas das injustiças sociais: na falta de escolas, serviços de saúde, lazer, no aspecto de diversão sadia, e emprego", avaliou.

ElianeA aluna Eliane, que já participa do programa desde a sua implantação e no ato representou os estudantes na composição da mesa, disse que estava feliz de participar de um programa que realmente funciona e tem ajudado para o seu desenvolvimento pessoal. "Eu estou aqui para dizer que o programa é bom, funciona e tem nos ajudado a descobrir nossos talentos".

Margarete Soares afirmou que os jovens têm grande potencial "e, aqui em Itaituba, cuidar dos jovens é cuidar do futuro". Já para a coordenadora administrativa do Pró-Jovem, Cláudia Migliatt, disse que a principio quando recebeu o convite para coordenar o projeto, sentiu-se incapaz dada a faixa etária do alunado, porém, "o trabalho com essa turma é um desafio e esse desafio nós estamos conseguindo vencer oferecendo alternativas de crescimento saudável. Cláudia destacou todas as linguagens da arte, cultura e lazer, ressaltando que a participação dos estudantes nas atividades tem evoluído, devem ser acrescidas de uma série de opções, especialmente na música, com aulas de solfejo e práticas instrumentais. Além da criação da banda marcial do programa Pró-jovem.

O programa foi implantado em outubro de 2008 em Itaituba e para esse ano de 2009 deu um grande salto no recrutamento de adolescentes e jovens. O programa está dividido em sete pólos, Bairros Bom Remédio e Piracanã, sede do Clube de cabos e soldados da PM, CRAS, SEMDAS, Vila Caçula e no distrito de Miritituba.

Apresentação musicalO Pró-Jovem de Itaituba oferece aos jovens a chance de voltar a estudar, praticar esporte e lazer, participar de atividades que o ajude a descobrir talentos, na área de música, danças, teatros e artes visuais; prática de artes marciais e o prepara para o futuro.

Depois da aula inaugural, alguns alunos fizeram apresentações de danças, musicas ao toque de instrumentos de sopro e artes marciais. Destaque para os instrumentistas que tocaram "chorinho". Alunos que participaram do programa em 2008 fizeram também exposição de artesanatos e pinturas por eles confeccionadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário