terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Davi contra Golias

Um longo processo que vem se arrastando ao longo dos anos, a empresa Dan Cake de Portugal entrou na justiça brasileira, contra o empresário Armando Nunes Miqueiro, proprietário da empresa local Danadinho que atua na produção de iogurte danone, manteiga, queijos e outros derivados do leite.
Embora a empresa Portuguesa atue no ramo de alimentos, mas com fabricação de massas, bolos, biscoitos, doces e chocolates, ela ingressou com ação se baseando no artigo 158 da lei da Propriedade Industrial nº 9.279/96 contra o empresário itaitubense. A empresa de Portugal produz 40 mil toneladas de alimentos ao mês, foi fundada em 1978 e emprega seiscentos funcionários.
O celeuma remete ao episódio bíblico da luta entre Davi e Golias, mas o empresário Armando Nunes Miqueiro está Lutando para tentar reverter juridicamente a situação para assegurar o uso do nome da marca danadinho que já está bastante difundida na região do Tapajós. Para o empresário que já está radicado a muitos anos, sendo um empresário pioneiro na região, ele tem conceito no mercado, diz que se considera apenas um caboclo amazônico que acreditou e investiu e que agora está sendo alvo de perseguição por parte da empresa.
Enquanto a Dan Cake conta com seiscentos funcionários e produz 40 mil toneladas, a Danadinho de Itaituba conta com apenas 6 empregados e com produção ainda considerada pequena, já estando atuando em Itaituba e região há 12 anos tendo sido fundada em 1978. Mas além da perseguição que vem sofrendo da empresa portuguesa, o empresário sofre há dez anos lutando contra a burocracia brasileira tentando patentear sua marca.
No entanto embora venha enfrentando uma empresa de grande poderio, disse que vai lutar heroicamente, para tentar continuar usando a marca Danadinho no Brasil, já que não produz os mesmo produtos comercializados pela empresa portuguesa que tem convênios no nosso pais.
Mas enquanto a justiça brasileira não da seu veredicto, o empresário continua produzindo e vendendo normalmente seus produtos com a marca Danadinho, sendo o carro chefe delas a produção de danones que é utilizada na merenda escolar em Itaituba e vendido nos supermercados a cidade.

Um comentário:

  1. Li pela internet que o empresário Sr. Armando mudou-se para Santarém e estou querendo me contactar com ele. Sou estudante de mestrado em agroecologia e estou querendo mais informações a respeito do sistema agrosilvipastoril que ele desenvolve em sua propriedade. Pelas fotos que tenho, o sistema de criação do gado respeita nossas florestas.

    ResponderExcluir