Em meio à vasta programação focada no tema bacia leiteira, nos dias 18 e 19 deste mês nas dependências do Parque de Exposição Feira agropecuária Hélio da Mota Gueiros, estará sendo promovido o I Seminário Tecnológico da Pecuária Leiteira da região de Itaituba com inicío as 08:30 horas e término às 17 horas.
Por se tratar de um grande evento que vai envolver uma grande quantidade de pessoas e entidades, o Comitê Gestor da bacia leiteira Br 163, tem feito vários encontros para definir a programação que já está toda elaborada.
A área de abrangência da Bacia Leiteira compreende os Municípios de Itaituba (pólo), Rurópolis, Trairão e Placas, além de outros municípios da região que também possuam atividade leiteira como importante fonte geradora de renda e trabalho. O Seminário está sendo promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento,Ciência e Tecnologia (Sedect), Serviço de Apoio as micro e Pequenas Empresas do Pará (Sebrae), Comitê Gestor do APL de Leiteira do Tapajós.
Estão ainda como parceiros as entidades de pesquisa Embrapa, Ufra, órgãos do Governo Estadual, Sagri, Sedect, Seir, representantes do setor produtivo, Sebrae, Faepa, Sindicatos e Associações rurais, Senar, representantes do Sistema Financeiro banco do Brasil, Banco da Amazônia e Banpará.
A prefeitura de Itaituba através da Secretaria Municipal de Agricultura, que tem como titular o vice-prefeito Silvio Macedo está participando ativamente do evento ando todo apoio logístico no que cabe a contrapartida do município que vê na concretização da Bacia leiteira uma redenção econômica para o setor Agropecuário.A Bacia leiteira conforme, ressalta João Paulo, gerente local da Sagri, é uma importante atividade que possibilita aproveitamento das áreas já abertas de maneira mais intensiva, reduzindo significativamente desta forma os impactos ambientais, provocados pela pecuária extensiva.
João Paulo destaca ainda como fator positivo o fato do leite ser um alimento de grande valor nutritivo, como atividade econômica que se encaixa bem na agricultura familiar gerando e distribuindo renda, com maior inclusão social.
PROGRAMAÇÃO- Dia 18- Quarta Feira - O Seminário terá sua abertura no dia 18, com café da manhã, as oito e trinta, com credenciamento, as oito e trinta será realizada a cerimônia de abertura, com composição de mesa e pronunciamento, de nove as nove e cinqüenta palestra sobre sistemas convencionais de manejo de gado leiteiro (Proferida por Thiago Fernandes Bernardes- Dr. Da universidade Federal Rural da Amazônia), 9,50 as 10 e 40 debates sobre o tema Sistemas alternativos de Manejo de Gado leiteiro, pelo palestrante Norton Aguiar, da Embrapa, as 11.30, as 12, debates e das 12 as 14 horas almoço.
Às 14 horas retorno das atividades com palestra sobre Instrução Normativa 51 como instrumento de melhoria da qualidade do leite e da renumeração do produtor, em palestra proferida pelo professor, dr.Almir Vieira Silva, da Universidade Rural da Amazônia, das 14-40 as 14-50 debates, das 14 40 as 15.30 intervalo para o Coffe-break, das 15, 30 as 16, 20, palestra sobre Manejo de Pastagens, proferida por Moacir Bernardino da embrapa,e das 16,20 as 17,10,encerramento das atividades.
PROGRAMAÇÃO- 19 de Março- Quinta Feira- De 8 as 8,30, café da manhã, das 8,30 as 09,20, palestra com o tema Suplementação Volumosa na pecuária, proferida pelo palestrante Professor, Dr, Thiago Fernandes Bernardo, da Universidade Federal Rural da Amazônia. Das 09.20 as 10.10, debates, de 10.10 as 11.00 palestra com o tema Produção de Leite e Pasto, palestrante o pecuarista e empresário Armando Nunes Miqueiro, das 11.00 as 11.50 debates e de 11.50 e das 11.50 as 12.40, agradecimentos seguidos do coquetel de encerramento.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir