segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Portabilidade numérica chega ao Pará

A partir desta segunda-feira (2), os usuários de telefonia fixa e móvel de mais cinco localidades do país poderão trocar de operadora e manter os números atuais de seus telefones. A portabilidade numérica chega aos DDDs 15 e 19 (SP), 45 e 46 (PR), e 93 e 94 (PA). Com a extensão do serviço, mais 9 milhões de assinantes de telefonia no país passarão a contar com a portabilidade numérica.
De acordo com a Associação de Recursos em Telecomunicações (ABR), entidade administradora do serviço, com a implantação dessa etapa a portabilidade numérica estará acessível a 56 DDDs e a 121 milhões de usuários de telefonia no país. Em todo o país, serão 4.910 municípios atendidos - 88% do total.

Até a primeira semana de março, o serviço estará disponível em todo o território nacional, nos 67 DDDs existentes. Até 10 de março de 2010, as operadoras terão prazo máximo de cinco dias úteis para atender à solicitação do usuário.

Ainda em fevereiro, a portabilidade chegará a outros 41 milhões de assinantes, incluindo as cidades do Rio de Janeiro, Brasília e Recife. A portabilidade chegará à capital paulista e região metropolitana, que usam o código de área 11, somente no último dia do cronograma, em 2 de março.
Regras
De acordo com as regras da portabilidade, as transferências de operadora, com manutenção do número, só podem ser solicitadas dentro do mesmo serviço – móvel para móvel ou fixo para fixo – e na área de abrangência do mesmo DDD.

A portabilidade deve ser pedida pelo usuário à operadora para qual ele deseja migrar. Pelas regras, o pedido tem de ser atendido em até cinco dias úteis.
Trocas
Segundo a ABR Telecom, 306.289 usuários de telefonia fixa e móvel solicitaram troca de operadora com manutenção do número de telefone. Desse total, 65% (200,5 mil) referem-se a solicitações de usuários de telefonia móvel e 35% (105,7 mil) de telefonia fixa.

Até a meia-noite da última quinta-feira (29), 197.105 usuários tiveram seus números de telefones mantidos, após concluídas as transferências de operadoras de serviço. Desses, 67% (132,3 mil) são usuários de telefonia móvel e 33% (64,7 mil) assinantes de telefonia fixa.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário