quinta-feira, 15 de março de 2018

Mais da metade dos adolescentes do Pará precisa se vacinar contra HPV

Desde a incorporação da vacina HPV no calendário nacional, a cobertura com as duas doses é de apenas 36,5% entre meninas, de 9 a 14 anos, e 33,9% entre os meninos, de 12 e 13 anos, no Pará. Os dados são do Ministério da Saúde, que está convocando adolescentes de todo país para se vacinarem contra HPV (Papiloma Vírus Humano). Para este ano, foram adquiridas 14 milhões de doses da vacina contra HPV, em todo Brasil.

Na nova campanha do MS deverão ser vacinadas contra o HPV, meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. A faixa etária aumentou. No ano passado, estavam sendo vacinados contra a doença meninas e meninas de 12 a 13 anos.

“É importante ressaltar que é uma campanha informativa, de esclarecimento e não uma campanha de vacinas. É importante para alertar sobre a necessidade da vacinação, esclarecendo o que é mito e boato, e informações verdadeiras, baseadas em estudos científicos”, explica a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, Carla Domingues.

Prevenção

No Brasil, 4,9 milhões de meninas procuraram as unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) para completar o esquema com a segunda dose. Já com a primeira dose, foram vacinadas 8 milhões de meninas. Entre os meninos, 1,6 milhões foram vacinados com a primeira dose. O MS ressalta que a cobertura vacinal só está completa com as duas doses.

A vacina contra o HPV previne contra diversos tipos de cânceres. No Brasil, são estimados 16 mil casos de câncer de colo do útero por ano e 5 mil óbitos de mulheres devido à doença. Mais de 90% dos casos de câncer anal e 63% dos cânceres de pênis são atribuíveis à infecção pelo HPV.

Fonte: G1 Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário