quarta-feira, 22 de março de 2017

Confirmada primeira morte por febre amarela em humano no estado do Pará

O 9º Centro Regional de Saúde, órgão da Secretaria de Estado do Pará (Sespa) confirmou na manhã desta quarta-feira (22)  que o menino de 11 anos que morreu no dia 16 de março no Hospital Regional do Baixo Amazonas estava com febre amarela. Este é o primeiro caso da doença no estado em 2017, segundo o órgão.
A criança era natural de uma comunidade na zona rural de Alenquer e foi encaminhada para o Pronto Socorro de Santarém (PSM) devido a gravidade dos sintomas que vinha apresentando. Segundo o PSM, na caderneta de vacinação do menino não constava a imunização contra a febre amarela - o que aumentou ainda mais a preocupação com o estado clínico do paciente.  A comunidade onde a criança morava fica próxima ao Ramal do Escondido, local onde um primata morto foi achado.

Segundo o órgão, um total de 4.700 doses de vacinas já foi enviado para o município de Alenquer, sendo que os grupos prioritários são das comunidades próximas do local onde menino que morreu morava e onde foram encontrados macacos mortos com confirmação da doença. Desde a divulgação de casos suspeitos, a Sespa intensificou a vacninação na região.
Na terça-feira (21) a Sespa enviou mais 1.000 doses de vacina e até o final do desta quarta outras 1.000 doses serão encaminhadas ao município, juntamente com equipes de agentes de endemias que farão ações de prevenção e combate ao mosquito transmissor da febre amarela.
De acordo com a diretora da 9º Centro Regional, enfermeira Marcela Tolentino, em 2015 uma pessoa morreu pela doença. Ela frisa que a vacina é o meio mais seguro para se proteger da febre amarela.
Morte de caso suspeito
Uma criança de 10 anos que estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HRBA morreu na madrugada desta quarta-feira. Ele é o segundo caso suspeito de febre amarela. Ele morava na mesma comunidade rural do primeiro caso suspeito e não tinha tomado vacinas contra a doença. O terceiro caso é de um jovem de 23 anos. Ele também está na UTI do HRBA. Segundo o hospital, o quadro clínico é considerado grave.

Foram coletadas amostras dos pacientes e encaminhadas para enxames de confirmação pelo Laboratório Central do Estado (Lacen). O resultado deve sair em até 30 dias.
Amostras de primatas
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), ao todo, na região oeste do estado foram coletadas 13 amostras em animais encontrados mortos, sendo que três foram confirmados: dois em Rurópolis e um em Alenquer. O restante dos resultados deve ser liberado nos próximos dias.

Ainda segundo a Sespa, nessas regiões a vacinação foi intensificada e todas as providências em casos suspeitos são adotadas para que as investigações dos casos sejam feitas.
Vacinação
Deve tomar a vacina contra a febre amarela: morador de município com a suspeita do vírus circulando ou visitante desses lugares, 10 dias antes de viajar. A imunização para a vida toda só é garantida se a pessoa tomar as duas doses da vacina preventiva em um intervalo de 10 anos.

Não devem tomar a vacina: grávidas, crianças com menos de seis meses, alérgicos a ovos e pessoas que vivem em áreas sem registro do vírus. Pessoas acima de 60 anos devem consultar um médico.
Sintomas da febre amarela: febre alta, pele e olho amarelos (o vírus lesiona o fígado) e hemorragia. Não pode tomar remédios à base de ácido acetilsalicílico. Em casos suspeito, procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS).
Fonte: G1 Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário