quinta-feira, 13 de outubro de 2016

A verdade sobre 110V e 220V

Provavelmente muitos que estão lendo esse post já ouviram dizer que a tensão de 220V consome menos energia elétrica do que a tensão de 110V. O resultado seria uma bela economia na conta, no final do mês. Porém, nada disso confere e tudo não passa de mais um daqueles mitos que atravessam gerações. E a gente aqui do blog, com a ajuda de quem realmente entende do assunto, explica como as coisas realmente funcionam.


De acordo com o engenheiro eletricista da Celpa, Alberto Feio Amorim, a verdade é que a tensão não influencia na quantidade de consumo de energia elétrica. “O que vai determinar o consumo é a potência de cada aparelho que a gente usa em casa e, claro, o tempo em que ele fica ligado. Portanto, não faz diferença se ele é 110V ou 220V. O ideal para fazer economia de energia é consumir de maneira eficiente dos eletrodomésticos, sem desperdício, e, na hora de construir, procurar elaborar um bom projeto para que seja evitada a sobrecarga”, explica Alberto.
A única diferença entre essas duas voltagens está relacionada aos componentes das instalações elétricas, pois usar uma tensão de 220V permite que os fios que vão transportar a energia sejam de uma espessura menor, mais finos que os fios de 110V. Outra diferença é relativa ao grau de periculosidade: o choque em uma tomada de 220V terá intensidade maior do que na de 110V.
A conclusão é de que as instalações com as voltagens de 110V ou 220V tem o mesmo desempenho e consumo. O que vai determinar aquela enxugada no orçamento doméstico é a maneira como são utilizados os eletrodomésticos. Evitar o desperdício é a grande chave do sucesso.
HISTÓRIA – As primeiras cidades do Brasil a receberem instalações elétricas estavam localizadas na região Sudeste. E nesse início, não existiam empresas de eletrificação e por isso o país sofreu influência direta das companhias americanas e europeias. Nos EUA utilizava-se as de 110V e na Europa a de 220V.

Fonte: Celpa

Nenhum comentário:

Postar um comentário