sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Evandro Chagas confirma 1ª morte por vírus Zika no Brasil

O Instituto Evandro Chagas confirmou a primeira morte em decorrência do vírus Zika no Brasil. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (27), durante uma entrevista coletiva em Belém. Segundo os pesquisadores do instituto, o paciente infectado pelo vírus faleceu em junho no Estado do Maranhão.

A amostra analisada pelo Evandro Chagas está no Pará desde o mês de julho. A confirmação da causa da morte foi feita ontem pelos médicos pesquisadores do setor de Arbovirologia e Febres Hemorrágicas.
Os médicos Pedro Vasconcelos, Socorro Azevedo e a farmacêutica Suely Rodrigues informaram que agora o instituto vai analisar amostras de casos que não foram confirmados como dengue e febre chikungunya. 
A suspeita dos pesquisadores é que os casos confirmados de morte em decorrência do vírus Zika aumentem após estas análises. Os médicos revelaram também que a forma de contaminação do vírus Zika foi ampliada.
As pesquisas mostraram que é possível contrair o vírus por meio de relação sexual, transfusão de sangue, transplante de órgãos, além da forma mais conhecida por meio do mosquito Aedes aegypt. A prevenção agora passa a ser feita também com o uso de preservativo nas relações sexuais e maior atenção em procedimentos como transfusões e transplantes.
Outro lado
Em contato telefônico com a imprensa  a assessoria do do Ministério da Saúde informou que o órgão deve se pronunciar oficialmente nos próximos dias. O ministério informou ainda que na próxima terça-feira (1º) será divulgado o boletim epidemiológico atualizado com os números da doença no país.

Fonte: ORM News

Nenhum comentário:

Postar um comentário