A Faculdade do Tapajós através do
curso de Licenciatura em Pedagogia realizou o “IV Colóquio de Pedagogia, com a
temática: As Linguagens Artística e a
Inclusão Educacional”.
O evento contempla os aspectos
históricos, sociais, culturais, e
educacionais como elementos necessários
para contribuir nas transformações da sociedade.
O IV Colóquio de Pedagogia da FAT
teve abrangência nos conhecimentos teóricos e práticos das Linguagens
Artísticas e a Inclusão Educacional ampliando assim, as praticas pedagógicas
desenvolvidas através das oficinas de Artes Plásticas e Artes Cênicas.
A
coordenação avaliou o evento como
de grande importância, para otimizar a
metodologia de ensino, que será aplicado
pelos acadêmicos quando eles estiverem atuando na pratica.
A Pedagogia é a disciplina mais
abrangente do ensino superior, e em razão desse
fator, qual quer outra disciplina pode e vem influenciar de forma positiva na
qualificação do futuro profissional da área.
Elisângela da Conceição é acadêmica do Curso de Pedagogia
e foi uma das alunas que esteve mais atentas aos conteúdos do IV Colóquio, que
na opinião dela o tema abordado vem casar perfeitamente com o propósito de educar
principalmente na educação básica. “O tema escolhido pela coordenação contribui em
nosso desenvolvimento mediante toda a teoria que temos em sala de aula,
esse colóquio traz um complemento que vem a contribuir muito nosso aprendizado e
desenvolvimento cognitivo concluiu a
acadêmica.
O IV Colóquio foi divido em três
dias devido a extensão do seu conteúdo e
aconteceu no auditório da sede do SINTEPP.
Logo no primeiro dia foi realizada uma palestra com a
doutoranda Renata Oliveira de
Almeida, que
abordou o tema “Arte
Educacional: uma perspectiva de
inclusão educacional. Além do tema que foi desenvolvido Renata relatou as
próprias experiências com seus alunos e
encorajou os futuros pedagogos e terem suas próprias experiências como
educandos e assim trazer um despertar nos seus futuros alunos.
“É muito enriquecedor para
nossa profissão ver o reconhecimento de uma
Faculdade como a FAT de trazer para os seus educandos essa formação de algo que é posta a sociedade de
capacitar os próximos profissionais os próximos educadores a lhe dá nesse novo
desafio que é inclusão. A FAT está proporcionando um grande engrandecimento a
sociedade ao seus educadores e educandos nesse colóquio” Afirmou
Renata Oliveira.
Para a professora Sonia Caetano que coordenadora do Curso de Pedagogia falar de inclusão e trazer a arte para a educação
é muito pois traz um complemento para todo o contexto educacional e transformar
a teoria em pratica retirando os acadêmicos da sala e reuni-los em outro
ambiente traz eles um maior conhecimento. Sendo que o IV Colóquio de Pedagogia
traz um diferencial dos colóquios anteriores.
O segundo dia os acadêmicos
participaram de uma Oficina de Artes Plásticas que teve o tema: As contribuições Artísticas no Despertar
Criativo: Escrevendo em pedras, onde a mediadora foi a professora Ordoênia
Chaves.
Para encerrar o IV Colóquio foi
realizada a Oficina de Artes Cênicas que trouxe o tema : Como a Linguagem
Corporal pode contribuir no processo Ensino Aprendizagem, que ficou na coordenação da professora
Odaleia Farias, que teve como objetivo a participação efetiva dos acadêmicos
situação que já vinha acontecendo nas edições anteriores.
Para o Professora Jussara que é
Diretora Geral da Faculdade do Tapajós o IV Colóquio terminou de forma bastante
positiva com tudo que foi abordado
dentro do tema.
Fotos: Gilson Vasconcelos
Fotos Gilson Vasconcelos
Nenhum comentário:
Postar um comentário