Páginas

sábado, 31 de outubro de 2015

Faculdade do Tapajós realizou o IV Colóquio do Curso de Pedagogia

A Faculdade do Tapajós através do curso de Licenciatura em Pedagogia realizou o “IV Colóquio de Pedagogia, com a temática: As Linguagens Artística  e a Inclusão  Educacional”.

O evento contempla os aspectos históricos, sociais, culturais,  e educacionais  como elementos necessários para contribuir nas transformações da sociedade.


O IV Colóquio de Pedagogia da FAT teve abrangência nos conhecimentos teóricos e práticos das Linguagens Artísticas e a Inclusão Educacional ampliando assim, as praticas pedagógicas desenvolvidas através das oficinas de Artes Plásticas e Artes Cênicas.

A  coordenação  avaliou o evento como de grande importância, para otimizar  a metodologia  de ensino, que será aplicado pelos acadêmicos quando eles estiverem atuando na pratica.

A Pedagogia é a disciplina mais abrangente do ensino superior, e em razão desse  fator, qual quer outra disciplina  pode e vem influenciar de forma positiva na qualificação do futuro profissional da área.

Elisângela  da Conceição é acadêmica do Curso de Pedagogia e foi uma das alunas que esteve mais atentas aos conteúdos do IV Colóquio, que na opinião dela o tema abordado vem casar perfeitamente com o propósito de educar principalmente  na educação básica. “O tema escolhido pela coordenação contribui em nosso desenvolvimento mediante toda a teoria que temos em sala de aula, esse  colóquio traz  um complemento que  vem a contribuir muito nosso aprendizado e desenvolvimento  cognitivo concluiu a acadêmica.

O IV Colóquio foi divido em três dias devido a extensão do seu conteúdo  e aconteceu no auditório da sede do SINTEPP.

Logo no primeiro dia  foi realizada uma palestra com a doutoranda  Renata Oliveira de Almeida,  que
abordou o tema “Arte Educacional: uma perspectiva  de inclusão  educacional. Além do tema  que foi desenvolvido Renata relatou as próprias experiências  com seus alunos e encorajou os futuros pedagogos  e  terem suas próprias experiências como educandos e assim trazer um despertar nos seus futuros alunos.

“É muito enriquecedor para nossa profissão ver o reconhecimento de uma  Faculdade como a FAT de trazer para os seus educandos essa  formação de algo que é posta a sociedade de capacitar os próximos profissionais os próximos educadores a lhe dá nesse novo desafio que é inclusão. A FAT está proporcionando um grande engrandecimento a sociedade ao seus educadores e educandos nesse colóquio”   Afirmou Renata Oliveira.

Para a professora Sonia Caetano que  coordenadora do Curso de Pedagogia  falar de inclusão e trazer a arte para a educação é muito pois traz um complemento para todo o contexto educacional e transformar a teoria em pratica retirando os acadêmicos da sala e reuni-los em outro ambiente traz eles um maior conhecimento. Sendo que o IV Colóquio de Pedagogia traz um diferencial dos colóquios anteriores.

O segundo dia os acadêmicos participaram de uma Oficina de Artes Plásticas que teve o tema:  As contribuições Artísticas no Despertar Criativo: Escrevendo em pedras, onde a mediadora foi a professora Ordoênia Chaves.

Para encerrar o IV Colóquio foi realizada a Oficina de Artes Cênicas que trouxe o tema : Como a Linguagem Corporal pode contribuir no processo Ensino Aprendizagem,  que ficou na coordenação da professora Odaleia Farias, que teve como objetivo a participação efetiva dos acadêmicos situação que já vinha acontecendo nas edições anteriores.


Para o Professora Jussara que é Diretora Geral da Faculdade do Tapajós o IV Colóquio terminou de forma bastante positiva com  tudo que foi abordado dentro do tema.

Fotos: Gilson Vasconcelos






















Fotos Gilson Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário