sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Vacinação contra poliomielite começa neste sábado

O Ministério da Saúde realiza a 36ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. A campanha começa no próximo sábado (15) e segue até o dia 31 deste mês. No Pará, o objetivo é vacinar 95% das 666,1 mil crianças que fazem parte do público-alvo. Para isso, foram distribuídas 866,1 mil doses ao estado. O objetivo é vacinar 95% das crianças paraenses.

De acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (12), a meta é imunizar 12 milhões de crianças entre seis meses e cinco anos incompletos no Brasil, o que representa 95% do público-alvo, formado por 12,7 milhões de crianças.
"Esta é uma ação muito importante para garantir a saúde das nossas crianças. Elas só estarão protegidas, de fato, quando completarem todo o esquema de vacinal", afirma o ministro da saúde Arthur Chioro.
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.
As crianças que nunca foram vacinadas contra a poliomielite não receberão as gotinhas na campanha. A proteção contra o vírus é realizada com duas doses da vacina inativada poliomielite (VIP), injetável, aplicada aos dois e quatro meses de vida, e uma dose da vacina oral, aos seis meses. A vacina é recomendada para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia.
Fonte: G1 Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário