segunda-feira, 4 de maio de 2015

Morre Dom Vicente Zico, arcebispo emérito de Belém

Dom Zico durante a celebração do Círio Fluvial em 2014. Foto: Elisângela Soares (ORM News)
Dom Zico durante a celebração do
 Círio Fluvial em 2014.
 Foto: Elisângela Soares (ORM News)
O arcebispo emérito de Belém, Dom Vicente Zico, faleceu nesta segunda-feira (4). Dom Zico morreu em casa, em decorrência de problemas respiratórios na tarde de hoje, por volta das 16h10. A notícia da morte de Dom Zico foi confirmada pela assessoria de imprensa da Basílica de Nazaré. Dom Zico tinha 88 anos.
Em nota oficial divulgada na manhã de hoje, o arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, informou que Dom Zico havia retornado a Belém após uma viagem familiar a Belo Horizonte. Ele apresentava dificuldades respiratórias e foi internado ontem. O próprio religioso pediu para retornar à Residência Episcopal para se tratar em casa. 

Dom Alberto Taveira aceitou o retorno do religioso após ouvir o parecer da equipe médica responsável pelo arcebispo emérito. Dom Zico retornou à residência episcopal e passou a noite bem. Ele estava acompanhado da equipe médica e de enfermeiros.
O corpo do religioso será velado a partir das 22h, na Catedral Metropolitana de Belém. A missa de corpo presente acontecerá na quarta-feira (6), no mesmo local, às 15h.
Trajetória 
Dom Vicente Joaquim Zico nasceu na cidade de Luz, no estado Minas Gerais, em 1927, e ingressou na vida religiosa aos 16 anos, ao fazer parte da Congregação da Missão. Em 1950 foi ordenado sacerdote e em 1980 foi nomeado, pelo próprio Papa João Paulo II, Arcebispo Coadjutor.
Dom Vicente Zico é arcebispo de Belém desde de 1990. Uma das últimas aparições públicas do religioso foi na VI Conferência de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados, que aconteceu no Centro de Convenções da Amazonia - Hangar, no final do mês de abril.

Fonte: ORM News

Nenhum comentário:

Postar um comentário