terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Mais de 3 mil vagas são ofertadas para capacitação de professores

Cerca de 3.480 vagas estão sendo ofertadas em 18 cursos da Universidade Federal do Pará (UFPA). As pré-inscrições são para as novas turmas do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor) e foram abertas nessa terça-feira (20), e seguem até o dia 13 de março. A formação é gratuita e voltada para professores da rede pública de educação básica.

A pré-inscrição é a primeira etapa de seleção do candidato. O professor deve acessar a o site da Plataforma Freire, sistema criado para acompanhamento do Parfor. A pré-inscrição deve ter ainda sua solicitação homologada pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc), a qual é vinculado. Após esse processo, o candidato será convocado pela UFPA para a habilitação e matrícula na instituição.
Esta é a primeira vez que o Plano oferece cursos de 2ª Licenciatura. Antes apenas era ofertado a 1ª licenciatura, para aqueles que não tinham nenhuma formação. As vagas para a 2ª licenciatura são do curso de ciências biológicas nos municípios de Belém, Cametá e Ananindeua. Neste curso, o candidato deve ter, obrigatoriamente, a primeira licenciatura em ciências naturais.
Na seleção de 2015 serão abertas turmas em sete novos municípios: Ananindeua, Oeiras do Pará, Tracuateua, Bagre, Alenquer, Obidos e Chachoeira do Arari. As turmas previstas para iniciar em julho de 2015 serão dos seguintes cursos: Artes Visuais; Música; Dança; Teatro; Letras Língua Portuguesa; Letras Língua Espanhola; Ciências Biológicas; Ciências Naturais; Filosofia; Ciências Sociais; História; Geografia; Educação Física; Química; Física; Pedagogia; Matemática e Interdisciplinar.
Parfor
O Plano Nacional de Formação é destinado aos professores, em exercício, das escolas públicas estaduais e municipais, sem formação adequada, oferecendo cursos superiores públicos, gratuitos. Na UFPA, os cursos ocorrem no período de recesso escolar. Os cursos tem duração média de quatro anos e, no final, os professores recebem o diploma de licenciatura da universidade.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário