sexta-feira, 6 de junho de 2014

Agenda de Desenvolvimento Territorial é discutida em Itaituba

Aconteceu nesta quinta-feira (05) no auditório do IFPA a abertura dos trabalhos da Agenda de Desenvolvimento Territorial (ADT) que vai até o dia 06 de junho. Conforme pedido da prefeita Eliene Nunes, o município de Itaituba foi inserido na agenda construída pelo governo federal em cooperação com os municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal do Tapajós, representado no evento pelos prefeitos Raulien Queiróz (Jacareacanga); Danilo Mirando (Trairão); Romanholi (Novo Progresso); e Eliene Nunes (Itaituba).

Este evento conta com a participação de representantes do Ministério do Planejamento, Ministério da Cultura, Ministério da Educação, Ministério da Saúde e Ministério do Desenvolvimento Agrário, além da Secretaria Geral da Presidência, Secretaria do Patrimônio da União e BNDES.

Para a prefeita Eliene Nunes, em Itaituba a Agenda de Desenvolvimento Territorial se consolidou como um espaço democrático aberto aos conselhos de classe, entidades e empresários de Itaituba e região. Na reunião foram evidenciadas as demandas de Itaituba e dos demais municípios que compõem o consórcio (Jacareacanga, Aveiro, Rurópolis, Trairão e Novo Progresso), principalmente, no desenvolvimento econômico e social da região.

As Agendas de Desenvolvimento Territorial (ADT) fazem parte do Programa de Apoio ao Planejamento e Gestão Municipal em parceria do Ministério do Planejamento com a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República.

As ADTs além do fortalecimento dos Planos plurianuais (PPAs) federal, estadual e municipal como instrumentos de planejamento e gestão, buscam também aprofundar a cooperação federativa para o desenvolvimento territorial, a partir do mapeamento, nos estados e municípios, das estratégias de desenvolvimento em andamento e do conjunto de intervenções públicas e privadas. Para o representante do Ministério do Planejamento, a ideia é potencializar os impactos sociais positivos das iniciativas e contribuir para a construção de um Sistema Nacional de Planejamento que contribua com a redução das desigualdades sociais e influencie novos ciclos de investimentos na região.

A Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) vem realizando essas reuniões de planejamento com o objetivo de discutir a implementação da Matriz de Ações do Programa Territórios da Cidadania, a Estratégia de Gestão Territorial e a definição dos projetos do Programa Nacional de Infraestrutura de Territórios Rurais - PROINF.

Ascom-PMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário