quarta-feira, 7 de maio de 2014

Sumário da Avaliação Ambiental Integrada é apresentado em Itaituba

Grupo de Estudos Tapajós marcou segundo seminário técnico para ampliar o debate

Com o objetivo de ampliar o debate e refinar as contribuições das comunidades da Bacia do Tapajós, o Grupo de Estudos Tapajós, coordenado pela Eletrobras, agendou para o dia 20 de maio o segundo seminário técnico de apresentação do Sumário da Avaliação Ambiental Integrada (AAI). A decisão ocorreu em comum acordo com os cerca de 200 participantes do primeiro seminário técnico, que ocorreu na tarde de terça-feira (6), no auditório do Instituto Federal do Pará (IFPA). “O interesse despertado pelos estudos é grande, então propomos continuar com esse rico debate para recolher todas as contribuições possíveis”, explicou o Superintendente de Geração da Eletrobras, Sidney Lago, que representou o Grupo de Estudos Tapajós.


Participaram do encontro os prefeitos de Itaituba, Eliene Nunes, de Jacareacanga, Rauliem Queiroz, e de Trairão, Danilo Miranda, além de vereadores e secretários municipais dos seis municípios do Consórcio Tapajós (Itaituba, Jacareacanga, Trairão, Novo Progresso, Aveiro e Rurópolis), organizações da sociedade civil, professores, estudantes de escolas técnicas e universidades, organizações não governamentais, além de movimentos sociais como o Movimento de Atingidos por Barragens. “Toda nossa região tem interesse em participar diretamente desse momento de debates. Nós queremos hidrelétricas sim, mas com desenvolvimento sustentável do Tapajós”, destacou a prefeita Eliene Nunes.

A apresentação foi feita por representantes da empresa Ecology Brasil, contratada pelo Grupo de Estudos para realizar a AAI. Antes da apresentação, Sidney Lago explicou as fases de um processo de licenciamento ambiental de usinas hidrelétricas e esclareceu que a AAI é uma etapa de complementação ao Inventário e anterior ao licenciamento. “Quando fizemos o inventário, a AAI não era requisitada. Ao começarmos o licenciamento de São Luiz do Tapajós, resolvemos complementar os estudos com esse importante instrumento de planejamento multi setorial”, explicou Sidney.

Após as apresentações, os participantes puderam fazer considerações, tirar dúvidas e entregar contribuições para aprimorar o documento. Há também um e-mail disponível para o recebimento dessas contribuições até o dia 6 de junho: gg@eletrobras.com. O seminário técnico de 20 de maio também está marcado para Itaituba.​

Descrição: https://mail.google.com/mail/images/cleardot.gif

Nenhum comentário:

Postar um comentário