quinta-feira, 22 de maio de 2014

Prefeita anuncia medidas administrativas em coletiva

Em entrevista coletiva realizada nesta quinta-feira (22), a prefeita Eliene Nunes enfatizou a gestão econômica e social, e os desafios de Itaituba para se adequar aos fundamentos das políticas públicas nas áreas essenciais da administração pública municipal.

São questões desafiadoras, como, por exemplo, a necessidade de o município dinamizar a arrecadação e melhorar sua receita para atender suas demandas, pois, como a maioria dos municípios do oeste paraense, Itaituba não possui volume de recursos próprios para investir em serviços básicos à população. O município depende quase que exclusivamente das verbas federais para manter programas da educação, saúde e social, bem como, do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), recursos de emendas parlamentares e de convênios para a realização de serviços e obras, principalmente, obras de infraestrutura na cidade e na zona rural.


MEDIDAS NECESSÁRIAS
Na coletiva, a prefeita anunciou redução de dez por cento do seu salário, bem como do vice prefeito, dos secretários, diretores e coordenadores municipais como medida de controle para garantir e cumprir os fundamentos da Lei de Responsabilidade Fiscal. Outro ponto desse controle foi a demissão dos servidores contratados já que o município realizou concurso público para cobrir as vagas disponibilizadas pela instituição. Nesse aspecto, a comissão de investidura já foi formada e tomou posse durante a coletiva; e os que passaram no certame vão ser chamados gradativamente, obedecendo aos critérios de urgências nos serviços essenciais, atendendo inicialmente essas demandas.

PAC II
Sobre o PAC II, a prefeita enfatizou que Itaituba foi incluso no Programa de Aceleração do Crescimento, no eixo “pavimentação e qualificação de vias urbanas”.

O PAC II com recursos em mais de 11 milhões, é contrapartida da prefeitura com recursos na ordem de dois milhões e meio de reais vem resgatar uma dívida histórica com o município na questão urbana.

Já foram aprovados os projetos de engenharia do sistema de esgotamento sanitário; ampliação do sistema de distribuição de água; pavimentação e qualificação das vias dos bairros de Bela Vista e Liberdade; qualificação e pavimentação das vias dos bairros do Bom Remédio, Vitória Régia, Santo Antônio e Piracanã, também pavimentação e qualificação do bairro Jardim das Araras.

ATERRO SANITÁRIO
A Política Nacional de resíduos Sólido prevê, entre outras obrigações, a extinção de todos os lixões (depósito de resíduos a céu aberto) até 2014. Mas, olhando para a realidade, há poucas chances de a meta ser de fato cumprida. 
          
Para Eliene Nunes, o município elencou o aterro sanitário como prioridade e compromisso com o meio ambiente, e como primeiro passo, a aquisição de uma área para implantar o aterro sanitário.

De acordo com a Prefeita Eliene Nunes, a cidade vai entrar em total conformidade com a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), lançado pelo Governo Federal em 2010. Com a medida, a cidade passará a depositar todo o resíduo sólido domiciliar no aterro sanitário.

A PNRS prevê coleta, destino final e tratamento de resíduos urbanos com controle rigoroso. Este cuidado pretende minimizar impactos ambientais e riscos à saúde, sobretudo em áreas próximas aos lixões. O projeto irá ainda resguardar profissionais que obtêm sua renda da coleta seletiva.

De acordo com Eliene, o aterro de Itaituba terá um custo de dois milhões e o município está buscando meios para captar esse recurso, inclusive, fazendo estudo técnico de uma área de terra.


(Ascom-PMI)


Nenhum comentário:

Postar um comentário