terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Secretaria de Saúde de Itaituba prepara campanha de vacinação contra HPV


Por: Ascom PMI
A Prefeitura de Itaituba através da Secretária Municipal de Saúde (SEMSA), esta realizando um treinamento  com  15 enfermeiros e 25 Técnicos de enfermagem vacinadores ultimando os preparativos  para acompanhar o lançamento nacional da Campanha de Vacinação Contra o HPV. Nacionalmente a campanha inicia dia 10 de março, mas o município resolveu antecipar dois dias aproveitando o 8 de março, dia internacional da mulher.

O treinamento esta sendo realizado no auditório do CTA, pela enfermeira e coordenadora municipal de imunização Priscila Cabral. A vacina contra o HPV é destinada a adolescentes do sexo feminino com idade entre 11 a 13 anos, e estará disponível em todos os postos de saúde do município.
Neste período as equipes do Programa de Vacinação percorrerão todas as escolas da rede pública e particular de Itaituba fazendo a imunização.  Também serão vacinadas adolescentes indígenas dos  09 aos 13 anos.
De acordo com a coordenadora de imunização Priscila Cabral, a meta para o município de Itaituba é 100% de  vacinação  atingindo  um total de 3.504 meninas; a meta mínima é de 80% o que corresponde 2.803 adolescentes.
 O objetivo da vacina é reduzir a incidência de casos de câncer do colo de útero. A imunização se dá em três doses, com intervalos de 6 meses da primeira para a segunda e de cinco anos da primeira para a última dose.
O Ministério da Saúde investiu R$ 465 milhões na compra de 15 milhões de doses da vacina para este ano, quantidade suficiente para que 5,2 milhões de pré-adolescentes sejam imunizadas. Segundo o Ministro da Saúde Alexandre Padilha “É a primeira vez que a população terá acesso gratuito, em nível nacional, à vacina contra o HPV. A cada ano, 270 mil mulheres no mundo morrem por conta da doença. No Brasil, 5.160 mulheres morreram em 2011 em decorrência da doença. Para 2013, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 17.540 novos casos”.

 Com informações do Blog do Planalto

Nenhum comentário:

Postar um comentário