sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Seminário do Consórcio Tapajós

Na  noite desta  quinta-feira (26) aconteceu na Associação Atlética Cearense o Seminário do Consócio Tapajós que teve como finalidade abri um dialogo com a sociedade civil e organizada dos municípios sobre as construções do grande empreendimentos que estão previstos para o município de Itaituba e região, principalmente acerca dos portos que serão construídos no distrito de Miritituba.   
                                        
 O Seminário do Consórcio Tapajós aconteceu em parceria com a Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará (FAMEP),  Clube de Diretores Lojistas (CDL), Associação Comercial de Itaituba e pelo Consórcio Tapajós que é composto pelos municípios de Itaituba, Jacareacanga, Ruropólis, Aveiro, Trairão e Novo Progresso.

A o ginásio da Associação Atlética Cearense (AAC) ficou praticamente lotado o que deixou bem satisfeito que estava a frente do evento

Estiveram presentes neste evento, os prefeitos Raulien Queiroz  (Jacareacanga) Pablo Genuíno (Ruropólis)  Osvaldo Romanholi (Novo Progresso) Danilo Miranda (Trairão)  Olinaldo Barbosa (Aveiro) e Eliene Nunes (Itaituba), Fabrício Schuber presidente da Associação Empresarial de Itaituba, Davi Menezes, presidente da Clube dos Diretores Lojitas de Itaituba,  vereador Wescley Tomaz presidente da Câmara  Municipal de Itaituba, o deputado estadual Antônio  Rocha, Deputado José Priante, Deputada Josefina do Carmo, o juiz de direto e diretor do Forum de Itaituba Claytonei Passos,  o promotor do ministério publico Maurin Vergolino e o presidente da Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará (FAMEP).

Também estiveram neste evento os vereadores de outros municípios entres  eles Carla Naíza  do município de Rurópolis e  Dayan Serique  da cidade Santarém.


No pronunciamento das autoridade todos centralizaram suas falas sobre os investimentos que estão sendo anunciados para região do Tapajós, ressaltando que  a unidade dos municípios  para que este não seja subtraído as riquezas da região do Tapajós, buscando de forma comum a minimização dos impactos que deverá ocorrer além do que as questões sociais  não devem ser esquecidas.


A preocupação com o aumento desordenado da população foi manifestada por quase todos os prefeitos que fazem parte do Consórcio. Todos eles ressaltaram a necessidade de lutar unidos para que as compensações para esses municípios sejam definidas antes do início das obras das hidrelétricas.

Não repetir os erros ocorridos com Belo Monte, pois Altamira passa por um momento ímpar em sua história, com grande aumento populacional e de circulação de dinheiro, mas, a um preço muito elevado, pois o município não estava preparado para esse momento. Essa foi outra grande preocupação externada por vários oradores.

O promotor Maurim Vergolino disse que o Ministério Pública estará atento para evitar que a comunidade fique apenas com os pontos negativos dos empreendimentos. O Ministério Público vai se fazer presente, disse ele, afirmando que o MP vai se opor a esses empreendimentos, se for preciso.

Ele afirmou ainda, que na próxima semana vai haver uma notícia a respeito dos portos de Miritituba, envolvendo o MP, tendo deixado em suspende, se será notícia positiva ou negativa.

O presidente da CDL, Davi Menezes, fez a apresentação de um trabalho a respeito do que existe de serviços públicos nas áreas da saúde, educação, serviços sociais, agricultura e outros, para mostrar que o município de Itaituba não está estruturado para receber um número muito grande de pessoas que deverão vir para cá com esses empreendimentos, principalmente as hidrelétricas.

Ele disse que, embora a apresentação fosse a respeito de Itaituba, porque ele não tinha dados de outros municípios do Consórcio, o que estava sendo apresentando valia também para os outros, pois os problemas são mais ou menos equivalentes.

No final houve a participação da plateia, que pôde fazer perguntas e colocações a respeito do que foi falado no encontro.

O ponto negativo foi o atraso de duas horas para o início do seminário, que estava marcado para começar às sete da noite, mas, só foi iniciado às nove.

Por causa disso, perto do final, cerca de 30% das pessoas já tinham se retirado. Isso, por volta de onze horas da noite.

Excetuando isso, o seminário foi uma iniciativa louvável e necessária, pois embora esse assunto seja tratado com frequência pela imprensa, no meio da sociedade ele não tinha sido ainda discutido de forma coletiva.

As pessoas puderam tomar conhecimento mais aprofundado a respeito de um assunto da maior relevância para todo esta região, e para o Brasil, pois tanto os portos quanto as hidrelétricas interessam ao País como um todo, porque são duas necessidades urgentes.

O que não pode, e isso foi bem enfatizado, é o governo federal, que fica lá no Centro Oeste, preocupar-se somente preocupar-se em facilitar a construção de portos para o escoamento da produção agrícola de Mato Grosso, bem como com a construção de hidrelétricas no Tapajós para servir às indústrias do Sul e do Sudeste do País, sem que haja as compensações necessárias para minorar os impactos sociais, pois quanto aos impactos ambientais o governo está por demais preocupado, por causa das cobranças que recebe.



Espera-se, a partir de agora, uma participação mais ampla da sociedade de todos esses municípios que fazem parte da região do Tapajós, pois trata-se de um assunto que diz respeito a todos.





















Com informações do Blog Jota Parente

Nenhum comentário:

Postar um comentário