sábado, 16 de fevereiro de 2013

16 de Fevereiro é dia do Repóter



A data que homenageia a carreira de repórter é 16 de fevereiro.


Os jornalistas são responsáveis por providenciar a produção textual de um fato ou acontecimento, envolvendo pesquisa, seleção de dados, interpretação e tratamento, utilizando as técnicas próprias dos textos jornalísticos.


Além disso, os repórteres possuem outras funções como de apresentadores de telejornais e de rádio, editores de textos jornalísticos para os telejornais, assessores de imprensa, atuam em websites, etc.
O trabalho desses profissionais é de relevante importância para a população, pois se utilizam de fatos políticos, econômicos, culturais, sociais, naturais e outros para transmitirem informações que possam ou não modificar as opiniões públicas.


Para se elaborar um texto jornalístico, o repórter precisa analisar a veracidade dos fatos, para não transmitir o episódio de forma adulterada ou enganosa, o que tiraria a confiança da população em seu trabalho.


Muitos profissionais não levam esse aspecto a sério, preferindo trabalhar em cima de notícias sensacionalistas, que provocam grandes impactos ao serem divulgadas.

Com o tempo, esse tipo de trabalho fica desacreditado, perdendo o valor integral do produto, a transmissão do fato ocorrido.


Para que isso não aconteça, é importante que o jornal ou a revista tenham delimitadas suas funções específicas, que trabalhem com programação de pautas e assuntos, apuração, redação, edição e revisão das notícias, tendo cuidado para não criarem a fraude jornalística, a notícia enganosa.


Com a evolução dos meios de comunicação, chegamos à era da informatização, onde as notícias correm de forma bem mais rápida. A globalização e o acesso à internet possibilitam que, em tempo real, acompanhemos um fato acontecido do outro lado do mundo.


Um repórter deve trabalhar com ética, buscando sempre a verdade sobre a notícia, sem fazer alarde ou sensacionalismo com a mesma. É ético também apresentar uma linguagem objetiva e clara, desvinculando o jornalismo da literatura.


Com isso, consegue atingir todas as classes de leitores, levando para os mesmos os fatos ocorridos, as notícias, que são consideradas direitos de todos e, portanto, vistas como bens públicos.


Podemos considerar esse trabalho como arte, em razão da forma como é feita a escrita desses textos e notícias, pois precisam ser interessantes e atraentes para o público.


As novas tecnologias auxiliaram muito na transformação do trabalho jornalístico. As edições são feitas nos computadores e tornaram-se digitalizadas e mais rápidas.


A grande tacada da imprensa é lançar em primeira mão uma notícia, o “furo de reportagem”, pois o valor jornalístico da mesma é exatamente o instante em que o fato acabou de acontecer. 


Em Itaituba existem ótimos profissionais, que estão firmes e atuantes levando diariamente os principais fatos que são noticias no meio politico, social, cultural, e também com a noticias policiais, há onde existir a noticia, ela será   lavada a população seja por meio da TV, do rádio, do jornal escrito e também  da internet.


O Blog GV parabeniza a todos esses profissionais da comunicação  pela grande atuação dos seus trabalho feito na sociedade itaitubense.

Cassiéle  Rangel TV Liberal Itaituba

Marinaldo Silva TV Eldorado

Sammya Ferreira TV Tapajoara

Junior Ribeiro TV Itaituba e Blog  de Noticias  Junior Ribeiro

Diego Mota TV Cidade Dourada e Blog Garimpando Notícias

Jaqueline Almada TV Eldorado

Francisco Amaral Jornal Folha do Oeste Blog Amaral itb

Nazareno Santos Jornal Tribuna do Tapajós e Blog

Neymias Cordeiro apresentador de rádio  e televisão e moderador do Blog  Politica com Pimenta Malagueta.

Mauro Torres TV Tapajoara, Junior Ribeiro TV Itaituba, José Barros TV Cidade Dourada e Queiroz  Filho  TV Eldorado

Aldo Arrais  TV Itaituba

Frank  Silva Jornal da Clube  na  Rádio  Clube de Itaituba

Jota Parente Jornal do  Comércio

Jean Galego TV Cidade Dourada

Fleury Colares TV Tapajoara

Weliton Lima TV Tapajoara

Mauro Torres TV Tapajoara

Nenhum comentário:

Postar um comentário