quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Filmes que retratam o fim do mundo; confira

Filmes que retratam o fim do mundo; confira
Cena de 'Melancolia'
 Há quem acredite que o mundo vai acabar no dia 21 de dezembro de 2012. Porém, ninguém sabe dizer como, de fato, isso vai acontecer. Mas se por acaso a vida quiser imitar a arte, opções não vão faltar. O apocalipse já foi tema de inúmeros filmes e foi retratado das mais variadas formas no cinema. Veja abaixo 12 filmes com ondas gigantes, explosões, gritarias ou apenas um certo clima de "último romance":

'Melancolia' (2011)

O trabalho mais recente do diretor Lars Von Trier tem um elenco repleto de bons atores (Kirsten Dunst, Charlotte Gainsbourg, Alexander Skarsgård, Kiefer Sutherland) e mostra a falta de esperança e a tensão entre familiares e conhecidos que aguardam a colisão de um novo planeta com a Terra, causando o fim da existência humana.'Procura-se um amigo para o fim do mundo' (2012)


Cena de 'Procura-se um amigo para o fim do mundo' (Foto: Divulgação)


Única comédia da lista, "Procura-se um amigo para o fim do mundo" tem Steve Carell e Keira Knightley como improvável dupla de companheiros que se une para colocar em dia os últimos planos antes do mundo acabar. A ameaça, no caso, é um asteroide chamado Matilda, que em três semanas se chocará contra a Terra.
 
'Impacto profundo' (1998)


Cena de 'Impacto profundo' (Foto: Divulgação)


Talvez uma das maiores preocupações da humanidade é a de que um dia um cometa colida com nosso planeta. Essa é a história central de "Impacto profundo", filme no qual cidades inteiras serão destruídas por causa da catástrofe – os únicos sobreviventes são aqueles aceitos para integrarem os abrigos contra o fim do mundo. No elenco estão Robert Duvall, Elijah Wood e Téa Leoni.

'2012' (2009)


Cena de '2012' (Foto: Divulgação)


Em vez de meteoros caindo ou alienígenas invandindo a Terra, a grande ameaça em "2012" vem de dentro para fora: o centro do planeta está aquecendo de tal forma que grande parte da humanidade será extinta. Enquanto os líderes do mundo procuram resgatar pessoas importantes que teoricamente podem reconstruir a Terra, o personagem vivido por John Cusack quer apenas salvar sua família.

'O dia depois de amanhã' (2004)

Cena de 'O dia depois de amanhã' (Foto: Divulgação)


As mudanças climáticas geram grandes catástrofes em "O dia depois de amanhã", cujo elenco conta com Dennis Quaid e Jake Gyllenhaal. Com o derretimento das geleiras na Terra, os oceanos começam a esfriar e uma nova e potente era do gelo ameaça a existência humana.

'Guerra dos mundos' (2005)


Cena de 'Guerra dos mundos' (Foto: Divulgação)


Adaptação do romance de ficção científica lançado em 1898 por H.G. Wells e remake do filme de mesmo nome de 1953, "Guerra dos mundos" foi dirigido por Steven Spielberg e tem Tom Cruise como protagonista. Na história, uma família americana luta para sobreviver enquanto o planeta é invadido por seres extraterrestres.

'Independence day' (1996)


Cena de 'Independence day' (Foto: Divulgação)


Em "Independence day", Will Smith tem a complicada missão de salvar a Terra das mãos de alienígenas, que destroem cidades como Nova York, Los Angeles e Washington. O problema é que, neste caso, os seres de outro planeta são muito mais poderosos e tecnologicamente avançados do que a nossa raça, portanto o plano para libertar a humanidade deve se focar muito mais na inteligência do que na força.

'Armageddon' (1998)


Cena de 'Armaggedon' (Foto: Divulgação)


Dirigido por Michael Bay, "Armageddon" mostra um grupo de astronautas que é enviado ao espaço com a missão de destruir um asteroide que ameaça acabar com a existência na Terra. Com um elenco belíssimo (que inclui Bruce Willis, Billy Bob Thornton, Ben Affleck e Steve Buscemi), o filme também marcado não apenas pela participação de Liv Tyler, filha do vocalista do Aerosmith, mas pela música "I don't wanna miss a thing", da própria banda, que foi trilha sonora do longa.

'Presságio' (2009)


Cena de 'Presságio' (Foto: Divulgação)


Nicolas Cage é a estrela de "Presságio", longa no qual a vida no mundo é ameaçada por uma erupção solar que está prestes a acontecer. O pior é que a fatalidade já estava escrita desde os anos 50, quando uma criança que ouvia vozes deixou registrada a previsão de diversos desastres que aconteceriam no futuro.

'4:44 – O fim do mundo' (2011)


Cena de '4:44 - O fim do mundo' (Foto: Divulgação)


Nada de catástrofes, cenas de destruição e explosões tipicas de Hollywood. A história de "4:44 – O fim do mundo" é simples, direta e intimista: um ator de sucesso, vivido por Willem Dafoe, e uma artista plástica (Shanyn Leigh) decidem passar o dia juntos antes da completa extinção da raça humana, que tem dia e hora para acabar.

'Sunshine – Alerta solar' (2007)


Cena de 'Sunshine - Alerta solar' (Foto: Divulgação)


Outro filme que aborda a era glacial na Terra é "Sunshine – Alerta solar". Com a eminente morte do sol, nosso planeta está ameaçado e um grupo de astronautas é enviado em uma missão que tem como objetivo explodir uma bomba para reviver a estrela central do Sistema Solar e trazer de volta a esperança para a raça humana.

'A última noite' (1998)


Cartaz de 'A última noite' (Foto: Divulgação)


Sandra Oh (da série "Grey's anatomy") e Don McKellar são os protagonistas de "A última noite", cujo roteiro trata o fim do mundo como evento certo. No filme, as pessoas não apenas evitam demonstrar pânico em relação à situação como algumas delas até comemoram o fato. O roteiro mostra como o fim afeta a vida dos moradores da cidade de Toronto, no Canadá, que tentam colocar em prática suas últimas vontades antes do apocalipse. A curiosidade é a participação do cineasta David Cronenberg como ator.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário