quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Criança Itaitubense, que anda na ponta dos pés, recebe ajuda do Programa Mais Você, de Ana Maria Braga

Regina Figueira (mãe) e João Henrique
O pequeno João Henrique Figueira de sete anos, será levado para São Paulo onde terá a ajuda do programa Mais Você da rede globo, que ajudará em seu tratamento, para que dessa  forma a criança possa ter a cura desse problema, que o constrange e também futuramente poder  jogar bola com seus coleguinhas pois, este é um dos seus sonhos. O caso João Henrique foi exibido no Programa Mais Você, onde apresentadora ficou sensibilizada  com o depoimento da criança e através do programa irá doar passagem,  cirurgia e as despesas necessária no Hospital de  São Paulo



Um problema pouco discutido, mas muito comum entre os pequenos: assim pode ser definido o “andar nas pontas dos pés”. A princípio, ele atinge bebês que estão desenvolvendo seus primeiros passinhos, se agrava quando a idade avança e a criança continua andando do mesmo jeito. Em Itaituba, interior do Pará, João Henrique Figueira, de sete anos, sofre até bullying por não conseguir colocar seu pé inteiro no chão. “Meus amigos não me deixam jogar, eles querem que eu seja o juiz. Mas eu quero ser jogador”, se lamentou a criança.

 Como diagnosticar, tratar e curar a marcha equina, como é conhecida? O Dr. Henrique Sodré, médico da Universidade Federal de São Paulo, trouxe algumas explicações. “90% dos casos são espontâneos, a própria criança anda assim por vontade dela, depois de certo tempo, some. Se permanecer, tenta-se fisioterapia e correção de postura”, destacou o especialista.
  
Casos

Andar nas pontas dos pés é a segunda principal causa de reclamações nos consultórios de pediatria no Brasil - só perde para reclamações sobre pé chato.

Causa do problema
 
Na maioria das vezes isso é temporário, ocorre por causa da imaturidade do sistema nervoso central. No início da marcha pode não haver esse controle fino do movimento, e a criança começa a caminhar a maior parte do tempo na ponta dos pés e só coloca o calcanhar no chão quando está parada.

Duração do problema
 
Segundo o Dr. Henrique, isso pode acontecer até os 5 anos de idade. Se passar disso, a mãe precisa procurar um ortopedista que vai avaliar se a criança tem o chamado encurtamento do tendão de aquiles ou não.

Exames
O problema de encurtamento do tendão de aquiles pode ser detectado com um simples exame físico em casa mesmo.

Cirurgia
 
O especialista diz que, se o exame constatar o tendão encurtado, o melhor recurso é a cirurgia, que é muito simples e garante 100% de recuperação. Após a cirurgia, não é preciso engessar as pernas, basta usar uma órtese (botas de plástico com velcro) para o pós-operatório. E a maioria dos planos de saúde cobre esse tipo de intervenção. Se for fazer no particular, a cirurgia - segundo os médicos - sai em torno de R$ 3 a 4 mil.

Recomendação aos pais
 
Não repreendam e nem forcem a criança a andar corretamente. O pediatra garante que isso não adianta nada e acaba só gerando estresse na família.

Fonte: Mais Você 



 


Um comentário:

  1. eu tenho uma filha de 3 anos que anda com as pontas do pe direito e ela reclama muito de dor,o ortopedista pediu varios ezames, e descobrimos que ela teve falta de hoxigeneo no cerebro,ela vai fazer a cirurgia somente no dia 5 de fevereiro,por falta de dinheiro,se eu tivesse dinheiro pra fazer a cirurgia dela ela nao ia esperar tanto tempo com dor,mais na verdade o que eu queria saber e se depois da cirurgia ela tem chance de voltar andar normal

    ResponderExcluir