A pesquisa da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), além de medir o índice de desenvolvimento dos estados brasileiros, também aferiu os municípios do Brasil.
Belém é o 472º município mais desenvolvido do Brasil. Quando comparada com as demais capitais, Belém é a 8º mais desenvolvida. No cômputo geral, em relação à pesquisa anterior, Belém caiu 21 posições. Não perdeu pontos: as outras 21 é que ganharam pontuação.
A posição dos municípios dentro do Pará revela algumas particularidades.
Belém lidera o ranking dos municípios mais desenvolvidos do Pará. Em segundo lugar está Parauapebas. Em terceiro lugar está uma cidade que pouco se ouve falar fora do extremo Sul do Pará, e que surgiu de um garimpo: Ourilândia do Norte, que hoje sedia o projeto Onça Puma, da Vale.
Em quarto lugar vem Ananindeua, em quinto Marabá, seguido de Tucuruí , Xinguara, Barcarena e Castanhal.
Uma surpresa no décimo: a pouco conhecida dos paraenses, Floresta do Araguaia, no Sul do Pará, que surgiu como polo do plantio de abacaxi.
O munícipio de Santarém, a Pérola do Tapajós, não está entre os 10 mais desenvolvidos do Pará: figura na 16ª posição, atrás de Oriximiná e Juruti.
O município de Salinas, onde os ricos e famosos de Belém constroem as suas mansões de veraneio, amarga a 50ª posição em desenvolvimento no Pará. Não pude deixar de comparar com a mexicana Cancun, onde o turismo se faz em mansões e finos resorts ao sol da aprazível península de Yucatán, e a 10 quilômetros dali uma cidade com índices nigerianos, onde moram os mexicanos, que servem ao luxo de nosotros: Salinas é a Cancun da Costa Atlântica paraense.
Os piores municípios em desenvolvimento no Pará são Porto de Moz, Cachoeira do Piriá, Santa Cruz do Arari e Anajás.
Fonte: FIRJAN/ Blog do Persifal 5.2 | |
Está na hora de mudar a posição de Itaituba nesse Rank Está na hora de mudar para avançarmos.
ResponderExcluir