terça-feira, 8 de novembro de 2011

Deputados são chamados a Itaituba para resouver impasse entre frigoríficos

Segunda Feira 07 de Novembro aconteceu na Câmara de Vereadores de Itaituba uma importante audiência pública para tratar sobre o problema da distribuição de carne no município que já dura a cerca de 40 dias, apenas um Frigorifico esta funcionando, mas não consegui atender a demando do municipio.

Audiência foi provocada pelo Deputado Estadual Hilton Aguiar líder do PSC na (ALEPA), que levou o problema a Assembleia Legislativa para ser discutido pelos parlamentares que se sensibilizaram com situação do município e formaram uma Comissão Parlamentar Administrativa (CPA), a comissão foi formada pelos Deputados: Hilton Aguiar- (PSC); João Salame (PPS); Megale (PSDB) e Edmilson Rodrigues (PSOL) e também alguns órgãos do Governo do Estado foram representados como ADEPARA Dr. Jeferson (gerente de inspeção) e Dr. Savio Carlos (diretor operacional); Ministério Público Estadual (Dr. Maurim Vergulino); SEMAP (Ivo Lubrina); Câmara Municipal (Vereadores Peninha e Cesar Aguiar); Prefeitura representante do Prefeito (Israel Santos); FRIVATA (José Lemos) e FRIARA (João Alteve).
O principal objetivo da audiência era encontrar uma solução para a distribuição de carne no município, que no momento tem apenas um Frigorifico funcionando e não atende a demanda da cidade, com apenas o FRIARA funcionando o quilo da carne chega a custar ate 18 R$, o Frigorifico tem uma Licencia Operacional (LO) concedida pelo município que autoriza o FRIARA abater apenas 50 Bois que não atende nem a metade da população da cidade, segundo as autoridades judiciais do município o FRIARA esta com toda a documentação em dia junto ao Município e a justiça.
O Frigorifico Vale do Tapajós (FRIVATA) de propriedade do empresário José Lemos esta com as portas fechada devido uma ordem da justiça de Itaituba, segundo Juiz Gleucival Estevão o FRIVATA não tem Licencia Operacional cedida pelo Município e por isso não estaria apto a funcionar. Fato que é negado pelo FRIVATA, que alega ter o documento, mas como a SEMAP não teria um técnico qualificado para atender o Frigorifico, o FRIVATA pediu dispensa da fiscalização municipal para ser fiscalizado pelo estado através da ADEPARA, mas ate o momento o órgão não concedeu a Licencia ao Frigorifico, então, com a licencia do estado em processo à justiça entendeu que o FRIARA não estaria apto a funcionar, mas não deu ao FRIVATA um prazo como deu ao FRIARA para se regularizar e por ele foi fechado, empresário Tata já deu entrada na Justiça com uma liminar para tentar reverter à situação.
O Plenário da Câmara Municipal estava lotado, a maioria de funcionários dos Frigoríficos, mas funcionários do FRIVATA que estão sem trabalhar, alguns já passando necessidades exibiram faixas com palavras de ordem aos deputados presentes.
Os representantes dos dois Frigoríficos usaram a tribuna da Câmara para falar sobre a problemática, João Alteve, mas tranquilo com seu Frigorifico funcionando sem se preocupar com muita coisa falou aos presentes, já o representante do FRIVATA explicou toda a situação do processo aos Deputados, alguns questionamentos foram feitos em relação ao fechamento do Frigorifico que é um dos maiores da região e precisar ser aberto, enquanto isso não acontece abates clandestinos estão sendo feitos e o município esta importando carne de Altamira e Santarém.
As autoridades presentes se pronunciaram sobre o assunto, o Vereador Peninha que estava representando a Câmara de Vereadores, disse que o fechamento dos dois Frigoríficos se deu por uma briga pessoal entre os dois empresários que chegou ate a justiça do município, segundo ele o município não teve na da haver com o fechamento. O representante do Prefeito o chefe do Gabinete Israel Santos disse que não há interesse do município no fechamento dos Frigoríficos.
Em pronunciamentos os Deputados da Comissão Parlamentar Administrativa se mostraram sensível à problemática da distribuição de carne no Município de Itaituba e decidiram irão encontra a melhor maneira possível para solucionar o problema, segundo eles não cabe encontra o culpado e sim resolver o problema.

Textos e Fotos: Junior Marinho/ Garimpando  Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário