Maior crescimento no número de mortes ocorreu nas regiões Norte e Nordeste. Metade do total de feridos estava numa motocicleta.
Massacre ocorre no Brasil em geral fora das grandes manchetes e do centro do noticiário: é o número de mortos no nosso trânsito.
O maior crescimento no número de mortos em acidentes de trânsito ocorreu nas regiões Norte e Nordeste. No Brasil, metade do total de feridos estava numa motocicleta.
José Roberto de Carvalho Souza quase não conseguia andar, mas dirigia o carro da empresa em que trabalha, em São José dos Campos, interior de São Paulo.
Ele foi preso depois de bater em outro carro. Pagou fiança de R$ 1 mil, e saiu da delegacia sete horas depois, ainda com sinais de embriaguez. Vai responder pelo crime em liberdade. Uma pena que varia de seis meses a três anos de detenção.
Nos últimos anos, a mistura perigosa de álcool e direção tem provocado várias tragédias Brasil afora. Uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira (4) pelo Ministério da Saúde mostra que o brasileiro está morrendo cada vez mais em acidentes de trânsito. No ano passado foram mais de 40 mil mortes. Em nove anos, o aumento foi de 24%.
O maior percentual de mortes em acidentes de trânsito foi na região Norte, seguido do Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste.
“Além do problema do drama imenso humano que isso causa também temos problema para economia, 1% do PIB, calcula-se que 1% do PIB nesses países, como Brasil seja gasto com mortes no trânsito”, fala a pesquisadora da UFRJ, Ligia Bahia.
Em todo Brasil, no ano passado, os gastos com internações de vítimas de acidentes de trânsito foram de R$ 187 milhões. Com esse valor, seria possível construir e manter 130 postos de saúde funcionando 24 horas.
Os registros de morte envolvendo motos são ainda mais alarmantes. Na região Sudeste tiveram um aumento de mais de 200%. No ano passado foram quase três mil mortes.
Neste ano, de janeiro a junho, 72 mil pessoas foram internadas depois de sofreram acidentes de trânsito. Desse total, 35 mil estavam em motocicletas.
O auxiliar técnico de saúde, André Silva Ramos, já sofreu seis acidentes de moto, que deixaram muitas marcas pelo corpo. “Estourei lado do rosto, outro, e agora essa cirurgia na perna”.
O auxiliar técnico de saúde, André Silva Ramos, já sofreu seis acidentes de moto, que deixaram muitas marcas pelo corpo. “Estourei lado do rosto, outro, e agora essa cirurgia na perna”.
Em todo o Brasil, Minas, Rio e Santa Catarina foram os únicos estados que tiveram redução no índice de mortes no trânsito entre 2009 e 2010. Segundo a pesquisa do Ministério da Saúde. O que explica isso é principalmente a eficácia da Lei Seca.
Em Minas, de 2009 para 2010, o número caiu de 3.821 para 3.674. No Rio de Janeiro, de 2.337 para 2.299. O terceiro estado a reduzir o número de acidentes foi Santa Catarina. De
1.863 para 1.862.
1.863 para 1.862.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reforçou a importância da fiscalização e da prevenção
Para diminuir os acidentes. "Para reduzirmos o número de óbitos é fundamental que se aperte a fiscalização da Lei Seca, se impeça de quem está alcoolizado de dirigir, se aperte e a fiscalização de capacetes e uso de equipamentos de segurança por motociclistas, sobretudo que se aperte a fiscalização sobre o controle de velocidade de carros e motos.
Para diminuir os acidentes. "Para reduzirmos o número de óbitos é fundamental que se aperte a fiscalização da Lei Seca, se impeça de quem está alcoolizado de dirigir, se aperte e a fiscalização de capacetes e uso de equipamentos de segurança por motociclistas, sobretudo que se aperte a fiscalização sobre o controle de velocidade de carros e motos.
Fonte: Jornal Da Globo
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