especialistas avaliam a aeronave |
Estão em Itaituba dois sargentos do serviço regional de investigação e prevenção de acidentes aeronáutico (SERIPA) subordinado ao SENIPA de Brasília DF. SGT Miguel e SGT Heleno vieram da regional I, com sede na capital do estado para avaliar em que circunstâncias houve o acidente com o helicóptero 03 do IBAMA, que de acordo com o órgão fez um pouso forçado em um local periférico de Itaituba.
De acordo com o relatório preliminar a aeronave de prefixo PR HLB, Modelo Bell06 Long Ranger do IBAMA tinha acabado de decolar do aeroporto de Itaituba com destino a uma base do ICMBIO e estava com tanque cheio . Estavam no helicóptero o piloto Sergio Beringer, o co-piloto Sergio Eduardo plácido e mecânico de vôo Jéferson Costa. Alguns minutos depois da decolagem quando voava a uma altura de 500P e 90N o piloto observou problemas no equipamento e chamou atenção dos tripulantes para um barulho anormal no equipamento.
Aeronave foi retirada por um guincho. |
Para impedir um acidente de maior gravidade o piloto teria seguido padrões adotados em pousos emergenciais chamado de “alto rotação”. Ainda segundo informações repassadas pela equipe com exclusividade ao repórter Diego mota, toda documentação da aeronave está em dia, a habilitação dos pilotos também, mas a documentação das condições de manutenção do helicóptero ainda estão sendo avaliadas. O problema mecânico da aeronave teria provocado avarias no rotor de calda e no comando cítrico do aparelho.
A “ação de coleta de dados” é um trabalho inicial realizado pelos órgãos de investigação aeronáutica que leva em consideração dados da aeronave, pilotos e local do acidente, estes dados poderão apontar o que provocou a queda. Depois de realizado este serviço o helicóptero foi liberado para o órgão proprietário, que posteriormente autorizou a fabricante e a seguradora a retirar o aparelho do local do acidente.
Caminhão conduziu a aeronave até o IBAMA. |
O helicóptero foi retirado com auxilio de um guincho e levado com um forte esquema de segurança para a base local do IBAMA. Os prejuízos estão sendo avaliados pela seguradora , e a aeronave será levada para a cidade de Curitiba, onde fica a sede da fabricante no Brasil.
Fonte: Garimpando Notícias
Fonte: Garimpando Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário