Infraestrutura aeroportuária
O aeroporto da cidade conta com vôos domésticos regulares, ligando a cidade aos principais centros da região e a uma quantidade de centros nacionais. Além disso, empresas de taxi aéreo oferecem vôos para distritos e vilarejos mais afastados do centro urbano da cidade, bem como para outras cidades menores.
O aeroporto conta também com um terminal de passageiros totalmente climatizado, mix de lojas e praça de alimentação. A operação de pousos e decolagens no aeródromo é feita pelo Grupamento de Navegação Aérea de Itaituba (GNA III - SBIH). O aeródromo conta com sinalização que permite operações noturnas (IFR), e possui uma pista auxiliar para o taxiamento de aeronaves. Devido à importância sócio-ecônomica da região e do potencial de passageiros o aeroporto é classificado como Aeroporto Regional.
Reforma e ampliação
Em 2005, foram realizados serviços de retirada de pontos críticos e drenagem na pista de pouso, que foi ampliada de 1.500 metros para 1.700 metros e ganhou balizamento noturno. O terminal recebeu ainda equipamentos de precisão de vôo que fornecem ao piloto a informação da posição exata da pista. Com a obra, o aeroporto muda de categoria, passando de médio para grande porte, podendo assim receber aeronaves maiores, com total segurança. O terminal de passageiros também foi ampliado, para se adequar ao maior movimento no aeroporto.
Segundo o relatório anual da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) de 2007, o aeroporto de Itaituba teve um movimento de aproximadamente 36.000 passageiros, uma média de 100 passageiros por dia.
Curiosidades
- O Aeroporto de Itaituba, em virtude do garimpo na região aurífera do Tapajós (década de 1980), já registrou uma média de 400 pousos e decolagens, representando um movimento anual de 80.000 pousos e decolagens/ano. Nessa época, o mesmo foi considerado o 3º aeródromo mais movimentado do mundo.
- Em 24 de janeiro de 2008, devido ao pouco movimento (aproximadamente 7.500 pousos e decolagens/ano), foi desativada a Torre de Controle de Tráfego Aéreo. A partir dessa data, a navegação aérea passa a ser controlada via Serviço de Informação de Voo de Aeródromo.
Hoje o aereporto encontra se totalmente fechado devido as pessímas condições em que se encontra.
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