Começou nesta segunda-feira (4) a visita da missão da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) em Belém para avaliar as contas estaduais de 2008. A visita deve resultar também a definição das metas do Programa de Ajuste, a ser assinado pela governadora do Pará e a STN para o próximo triênio (2009-2012). A missão é formada por Gilson Duarte Santos e Carlos Renato Amaral Portilho.
O Programa de Ajuste contém não só as metas fiscais, mas todas as operações de crédito em andamento e as pleiteadas pelo governo junto às instituições financeiras, para fazer face aos investimentos estaduais, dentre os quais o Ação Metrópole, Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e outros.
Na abertura do encontro, o secretário de Estado da Fazenda, José Raimundo Trindade, apresentou um documento com o resumo do programa de ajuste fiscal 2008. Trindade aproveitou o encontro com os técnicos da STN para pleitear que o indexador das dívidas estaduais seja alterado de Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGPDi) para Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é o indexador usado nas contas públicas. A medida, segundo o secretário da Fazenda, vai otimizar o fluxo de caixa dos Estados.
TV Liberal
Nenhum comentário:
Postar um comentário