terça-feira, 7 de abril de 2009

Carverna do Oeste do Pará em cidades como Itaituba e Ruropólis é pouco conhecida

Para quem encarna o verdadeiro espírito do turismo aventura, pode desfrutar das belezas naturais das cavernas espalhadas em todo o Oeste do Pará, que hoje concentram mais de 100, sendo a maior concentração de cavernas de arenito do Brasil. Mas dentre delas tem uma que encanta quem já esteve lá. A caverna batizada de paraíso por ser um verdadeiro santuário ecológico.
Chegar lá não é tarefa muito fácil, é preciso que o aventureiro tenha disposição para enfrentar as trilhas úmidas que levam até a caverna paraíso que está localizada distante 87 km de Itaituba varando pela Rodovia Transamazônica (BR 230), trecho que fica entre Itaituba e Ruropólis, sendo necessário ainda vencer mais 15 quilômetros entrando pela esquerda na estrada Vicinal Transforlândia (município de Aveiro)

Só que a trajetória difícil é compensatória pela beleza apoteótica proporcionada pela caverna, que tem em sua entrada coordenadas de 04º 04´04 S 55º 26` 45"W entre os igarapés Baixa fria e Jibóia.

A caverna paraíso que faz jus ao nome é constituída toda de calcário, apresentando mais de 300 metros quadrados de sal es e galerias com diversos espeleotemas, tais como: estalactites, estalagmites, cortinas.

Mas além dessa paisagem deslumbrante quem tiver o privilégio de entrar em contato com esse verdadeiro espetáculo da natureza, ainda sairá encantando com o rios subterrâneos, que são formação típicas de cavernas em rochas calcárias.

Além do mais há um diferencial para a caverna paraíso em relação as outras encontradas em vários municípios do Oeste do Pará. Ela e considerada oficialmente como a primeira caverna em calcário catalogada na Amazônia.Mas além desse fator de relevância, ela foi única caverna do Oeste do Pará visitada por uma pequena expedição patrocinada pela National Geográfic Society. A expedição realizou na Caverna paraíso localizada nos territórios de Itaituba Ruropólis um mapeamento técnico onde cerca de 600 metros foram mapeados e novas galerias foram exploradas.
Segundo relatórios da expedição que percorre todo o pais nesse tipo de trabalho. Eles avaliaram o potencial da caverna Paraíso toda em calcário estando estimada numa distância de 2 km, o que a colocaria no podium de maior caverna identificada da Amazônia.

Segundo os integrantes da expedição a distância e as intempéries foram as principais obstáculos até a chegada na caverna. Outras cavernas bem menores também foram cadastradas na época, mas nenhuma na dimens o de importância da Caverna Paraíso.

O Aventureiro Itaitubense Rodrigo Ilgenfritiz Laércio adepto do hoby de superar obstáculos naturais, traduzindo sua ida recente a caverna Paraíso relata a experi ncia como"algo indescritível, que só quem estiver lá poderá avaliar com profundidade."e a aconselha que mais pessoas visitem a caverna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário