quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Cartão Baruquita

O Cartão Baruquita é um programa municipal de transferência de renda que foi criado pelo poder executivo municipal e aprovado na Câmara de vereadores no dia 11 de dezembro de 2007, sob a Lei 1898. Através do cartão BAruquita, inicialmente 500 famílias comprovadamente de baixa renda foram beneficiadas com R$. 40,00 mensais.
O cartão Baruquita neste inicio de ano aumenta de 500 para 1.333 famílias beneficiadas. O anuncio foi feito pelo prefeito Roselito Soares na manhã de sexta-feira, 16 durante a assembléia participativa popular e a partir de quarta-feira, os cartões para os novos beneficiados já se encontrava na Secretaria municipal de Desenvolvimento Social.
O cartão leva o nome de uma mulher pioneira do município de Itaituba, Bárbara Diamantino Lago, carinhosamente conhecida por "Baruquita", dançarina e muito popular na cidade.
Durante o período eleitoral de 2008, o cartão Baruquita foi veemente criticado pela oposição à administração Roselito Soares, que entrou na Justiça na tentativa de impedir a transferência de renda aos menos favorecidos, a Justiça eleitoral chegou a suspender o programa por três dias, mas o Juiz Arnaldo Albuquerque, titular da 34ª zona eleitoral entendeu que o programa estava funcionando na legalidade, portanto, nada impedia a sua continuidade.
As famílias beneficiadas com o cartão Baruquita não podem participar de outros programas sociais do Governo Federal e de outras especificidades, a fim de contemplar somente famílias que realmente necessitam de tal auxílio.

Um comentário:

  1. Anônimo3/2/11

    o cartão baroquita foi a forma mais transparente do cumprimento a lei de responssabilidades fiscal aplicada pela administração municipal na epoca foi a forma de materializar a lei 8742 93 com o compromisso do municipio em fazer acontecer a politica publica de assistencia social.parabens pela iniciativa

    ResponderExcluir