sábado, 29 de novembro de 2008

Talento e Sucesso

Quantas vezes a gente se pergunta por que algumas pessoas vão mais longe, avançam mais rápido e conseguem melhores resultados do que outras.


Diferentes pessoas vivendo sob as mesmas condições tem resultados tão variáveis quanto suas digitais isso é no mínimo muito intrigante principalmente porque todos desejamos ser as pessoas que dão certo.


Há sem dúvida algum tipo de habilidade especial.


Talento para atividades que se propõe mas só isso não explica, quanta gente talentosa fica no meio do caminho estagnada na vida, que não se desenvolve, não chega lá.


O talento por si só não explica o sucesso, talvez, seja o esforço acima da média, entretanto, aí também encontramos dificuldades em formar um padrão porque se por um lado os mais bens sucedidos trabalham com persistência e determinação por outro lado tem muita gente suando a camisa, ralando que não decola na vida. Assim o trabalho é um componente mais não determina o sucesso.


Se a fórmula talento e persistência não garantem sucesso o que falta? Educação não pode ser, pois existiram muitos semi-analfabetos que revolucionaram o mundo.


Albert Ainsten, foi expulso da escola após três meses de aula sob alegação dos professores que ele não tinha a capacidade mental para o aprendizado, logo ele o descobridor de uma das invenções que ate hoje influenciam o estilo de vida de todos, a teoria da relatividade.


Quem sabe então o que explica o sucesso é a inteligência, existem muitos gênios sem expressão, gente que se forma, consegue se graduar, faz pós, até doutorado e não consegue emprego nem trabalho. Pelo visto não há resposta para essa questão.


Quem sabe é a soma de uma série de condições, mas como explicar o fracasso de herdeiros dotados de condições excepcionalmente positivas, situações que ouvimos pela vida como pai rico filho nobre e neto pobre.


Voltamos a estaca zero, ou quase, na filosofia clássica encontramos algumas pistas sobre a forma de vida especial que separa vitoriosos de mortais e chegamos a conclusão, que o fracasso e o sucesso são primos.


A linha divisória que separa os bem sucedidos dos que não conseguem nada é milimétricamente e incrivelmente estreita.


Sócrates falava de crenças que determinam a realidade.


Platão dizia que grandes caminhadas começam com a decisão do primeiro passo, álias filosofia adotada muito pelos antigos chineses.


Aristóteles afirmava que o ser humano é resultado de seus hábitos e que a excelência é a gestão disciplinada de nosso comportamento.


Cênica, o pensador Romano que viveu nos tempos de Cristo, dizia que se o homem não sabe para onde se dirigi, nenhum porto lhe será favorável.


Ao longo da história outros pensadores se juntaram a esses fazendo coro a idéia de que nós moldamos o nosso destino.


É também com esses estudiosos do comportamento humano que vamos descobrir mais sobre motivação que é diferente do incentivo.


O mundo e a vida nos dão incentivo por que nos permitem os movimentos necessários para conquistar o futuro desejado. Esses incentivos vem em forma de mercado, trabalho, oportunidades, família porém o incentivo só é útil para pessoa motivada.


Todos nós conhecemos exemplo de pessoas que venceram grandes obstáculo grandes adversidades, muitos tinham uma origem muito probre e apesar de toda limitação imposta pela vida constituíram um espaço de sucesso e realização.


De modo geral, as pessoas estão reclamando muito, do governo, de crise, de situações difíceis e aguardando que alguma coisa mude, para então realizarem seus sonhos, contudo, a pessoa que temos como modelo não espera por uma mudança ela vai a luta e a faz. É uma pessoa em movimento que vai atrás e realiza seus propósitos, essa pessoa entende que inteligente não é aquele que sabe muito, mais aquele que aplica aquilo sabe, certo é o cantor Geraldo Vandré, que diz na música, "Quem sabe faz a hora não espera acontecer".


A diferença que podemos perceber entre os que dão certo e os que não dão, tem haver com atitude que o indíviduo coloca em relação ao que faz.


Essa motivação é a base do sucesso, é a argamassa que mistura tudo talento, persistência, educação, inteligência e incentivo que dá consistência na construção de nossos propósitos ajudando a transformar os nossos sonhos, em realidade.


Faça hoje, agora uma reflexão sobre o seu dia-a-dia...


A vida vai lhe dar de volta o que você deu a ela.


Sua vida não é uma coincidência, sua vida é uma conseqüência daquilo que você pensa e faz para ela. (Autor Desconhecido)

Nenhum comentário:

Postar um comentário