As restituições do segundo lote de declarações do Imposto de Renda
serão liberadas nesta segunda-feira, informou a Receita Federal. Neste
lote, os valores foram corrigidos em 2,21%. Ao todo, o valor pago já
alcançou R$ 4,03 bilhões. O número de contribuintes incluídos nos dois
lotes é de 2,9 milhões. Estão previstos sete lotes regulares, sendo o
último em dezembro.
O contribuinte que não recebeu a restituição deve procurar o extrato no site da Receita
para verificar por que caiu na malha fina ou se a declaração está na
base de dados esperando a liberação. As pessoas que identificarem algum
erro devem enviar a declaração retificadora.
O extrato da
declaração é disponibilizado no Centro Virtual de Atendimento ao
Contribuinte (e-CAC) onde se encontram outras informações relativas ao
Imposto de Renda. Para utilizar o e-CAC, é necessário usar o código de
acesso gerado na própria página da Receita ou o certificado digital
emitido por autoridade habilitada. Para gerar o código, o contribuinte
precisará informar o número do recibo de entrega das declarações de
Imposto de Renda dos dois últimos exercícios. Com o código, o
contribuinte pode fazer a autorregularização caso encontre algum erro.
Para
saber se a declaração foi liberada neste segundo lote ou no primeiro, o
contribuinte pode acessar a página da Receita na internet ou ligar para
o Receitafone 146. A consulta também pode ser feita por meio de
aplicativos para os sistemas para smartphones e tablets com Android e iOS (iPhone e iPad).
Segundo
a Receita, a restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o
contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por
meio da internet, mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento
de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Declaração IRPF.
Caso
o valor não seja creditado, o contribuinte poderá procurar pessoalmente
qualquer agência do Banco do Brasil ou telefonar para a Central de
Atendimento pelo número 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais
localidades) e 0800-729-0088 (atendimento exclusivo para deficientes
auditivos) e agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu
nome, em qualquer banco.
Fonte: Agência Brasil
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