quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Itaituba 155 Anos: A economia da cidade


Itaituba é considerado pelo IBGE como um centro sub-regional (terceiro na hierarquia de classificação de centros de médio porte - por possuir população entre 100.000 e 500.000 habitantes). A cidade encontra no setor de serviços o principal foco de sua economia. Responsável por 71% de toda a riqueza produzida no município, esse setor é um dos 10 maiores do Estado do Pará.

Só para se ter uma ideia, no período entre 2002 e 2007, o PIB (Produto Interno Bruto) de Itaituba apresentou um crescimento de 8,9%, o que coloca a cidade na lista de 106 municípios cujo crescimento médio do PIB no período foi superior ao crescimento médio nacional, segundo dados do Censo 2008.

De acordo com Saint Clair Cordeiro da Trindade, pesquisador do Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará e professor do curso de Geografia , do ponto de vista econômico a cidade tem grande importância por sua várias frentes econômicas. 'Itaituba, nesse caso,  se dinamiza a partir de algumas frentes econômicas como a questão do ouro e a questão agrícola, a partir da Transamazônica. Então, ela vai se dinamizar a partir da década de 60, com base nessa migração que chega à região, com base nos novos investimentos também, ou seja vai representar grande importância nessa lógica do território. Hoje ela é importante do ponto de vista de ser uma cidade que está articulada pela rodovia e pelos rios, mas é claro que também há uma falta de infraestrutura que pode colocar em risco isso', aponta.

Mas não é só o setor de serviços que caracteriza a economia de Itaituba. Os outros destaques ficam com o setor industrial, a mineração, e o agropecuário. Na indústria é marcante a produção de produtos baseados no calcário - matéria-prima abundante no subsolo do município-, o que faz da cidade uma das principais produtoras de cimento no País. Já no setor da mineração destacam-se as  atividades de exploração de ouro no Vale do Tapajós.

A instalação de grandes projetos ligados à atividade de mineração fez com que, em 2008, Itaituba fosse responsável por 1,1% de toda a riqueza produzida no setor no Estado do Pará, figurando entre os 14 maiores PIB do setor, segundo o IBGE. Por fim, no setor agropecuário figuram as atividades de agricultura familiar e a pecuária de pequeno porte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário