O ministro das Comunicações, Hélio Costa, sinalizou afirmativamente quarta-feira, 11, ao pedido da governadora Ana Julia Carepa e do secretário de Comunicação, Fábio Castro, para outorga de mais cinco retransmissoras de televisão da Fundação de Telecomunicações do Pará (Funtelpa).
Segundo o secretário Fábio Castro, os locais selecionados são municípios-chave, com destacados crescimento populacional e participação na economia do Estado. São eles: Santarém, Marabá (Canal 22), Xinguara, (Canal 18), Altamira (Canal 13) e Itaituba (Canal 33). Cada um deles receberá uma Retransmissora de Televisão (RTV), que virá se somar às atuais mantidas pela Funtelpa.
Dentro do projeto de expansão do sinal da TV Cultura do Pará, novos retransmissores foram instalados em 25 municípios e parte dos equipamentos das novas retransmissoras, a serem inauguradas em 2009, já estão no edifício sede da Funtelpa. A emissora encerrou 2008, presente em todas as regiões de integração do Estado.
Ao final do primeiro semestre de 2009, a TV Cultura contabilizará 46 retransmissoras no Pará. A meta é chegar ao começo de 2010 com 79 novas retransmissoras.
Funtelpa - A Funtelpa foi criada em 1977 pelo ex-governador Aluísio Chaves, com o objetivo de cuidar dos serviços de radiodifusão do Estado. Desde então, produz conteúdo midiáticos de alta relevância geopolítica e cultural, com uma programação de caráter educativo, que retrata a tradição local, procurando atender a diversificados segmentos da sociedade e preservando a identidade cultural do Estado.
Atualmente, a Funtelpa inclui a Rádio Cultura do Pará, a TV Cultura (Canal 2) e o Portal Cultura (www.portalcultura.com.br). A Fundação é um organismo público de direito privado, que tem como provedor de recursos diretos o governo do Pará.
Agência Pará
Nenhum comentário:
Postar um comentário