sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Por que a vaca é sagrada na Índia?

Nunca convide um indiano para um churrasco, principalmente se tiver carne de gado no cardápio. A gentileza pode se tornar uma ofensa já que, na Índia, a vaca é vista como um animal sagrado que, por isso, pode circular livremente nas ruas das principais cidades do país.
A reverência ao mamífero como um ser sagrado é explicada pela religião hinduísta, que estabelece a vaca como uma montaria ou veículo de um dos deuses mais populares do país, o Shiva, segundo o pesquisador do Departamento de Antropologia da Unicamp Cláudio Costa Pinheiro.
Na crença hinduísta, muitos deuses têm animais como montarias, que acabam ganhando status de animal sacro. É o caso da vaca de Shiva, conhecida como Nandi, que estaria representada em cada vaca que habita a Índia. Além de carregar Shiva, o bovino, conforme o hinduísmo, teria o papel de controlar os impulsos do deus apontado pela religião como o ente responsável pela renovação.
A exemplo da vaca, outros animais contam com a adoração dos indianos, como o rato, que é o veículo do deus Ganesh, ou búfalo, que é o meio de transporte do deus Yam, explica Pinheiro.
No caso da vaca, a importância como animal sagrado ganhou fama pelo mundo pelo fato de Shiva ser um dos poucos entre os cerca de 30 mil deuses do hinduísmo que é adorado em toda a Índia. A maioria dos deuses é reverenciado em apenas determinadas regiões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário