sábado, 17 de fevereiro de 2018

Segundo o Ibope, Helder Barbalho lidera em 3 cenários para o Governo do Estado do Pará

Foi divulgada nesta sexta-feira (16) pesquisa sobre intenções de votos feita pelo IBOPE Inteligência para as próximas eleições para o Governo do Pará, para o Senado Federal e para a Presidência da República. Em todas as três projeções para o Governo do Estado, Helder Barbalho (PMDB) lidera as intenções dos eleitores.

A pesquisa foi realizada entre os dias 3 e 9 de fevereiro e foi contratada pela Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (FAEPA). Foram entrevistados 812 eleitores e analisados diversos cenários eleitorais, já que as candidaturas não estão oficialmente definidas.

As entrevistas foram registradas no Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Pará sob o protocolo Nº PA-07845/2018 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo Nº BR-01042/2018.

A margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança utilizado é de 95%: ou seja, há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Cenários para Governo do Estado
Para o Governo do Estado, por exemplo, a pesquisa analisou três cenários, em que mudam os possíveis candidatos ligados ao grupo político de apoio do governador Simão Jatene. Em todas as projeções, o atual Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, lidera as intenções de voto.

Em um primeiro cenário, Helder lidera com 36% das intenções de voto, seguido pelo candidato Paulo Rocha (PT), mencionado por 14% dos eleitores. Em terceiro, aparece o atual prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho (PSDB), com 9%, e, em quarto, Úrsula Vidal, do partido REDE, com 7% das intenções.

Ainda nesta primeira projeção, Sidney Rosa (PSB) tem 4% das intenções de voto e Charles Alcântara (sem partido) aparece com 1%. Os eleitores que declaram a intenção de votar em branco ou anular o voto são de 19%, e é de 10% o número de indecisos ou daquelas que preferem não responder.





Outro cenário considerado coloca o atual prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro, como candidato do PSDB. Neste caso, Helder Barbalho lidera o quadro com 36% das intenções de voto, seguido por Paulo Rocha com 15%. Manoel Pioneiro e Úrsula Vidal ficam empatados com 8% das intenções de voto cada.


Nesta segunda projeção, ainda constam Sidney Rosa com 4% e Charles Alcântara sendo mencionado por 2% dos eleitores. O número daqueles que pretendem votar em branco ou anular o voto é de 19%, enquanto 8% dos eleitores se declaram indecisos.




Há ainda um terceiro cenário que considera a candidatura do atual presidente da Assembleia Legislativa do Pará, Márcio Miranda. Neste caso, Helder continua liderando com 36% das intenções de voto, enquanto Paulo Rocha aparece em segundo com 17%.


Ainda são listados os possíveis candidatos: Ursula Vidal com 8% das menções, em terceiro lugar; Márcio Miranda (DEM) com 6%, em quarto lugar; Sidney Rosa com 5%; e Charles Alcântara com 2%.



Neste último cenário, aqueles que têm intenção de votar em branco ou anular o voto são 19%, enquanto os que não sabem o que responder ou não opinaram somam 8%.




Jader Barbalho lidera pesquisa sobre vagas no Senado Federal
Outras intenções analisadas pela pesquisa do IBOPE Inteligência foram para com relação à disputa pelas duas vagas paraenses no Senado Federal. Neste caso, lideram Jader Barbalho (PMDB), com 30% das intenções de voto, e Simão Jatene (PSDB), que conta com 27%.


Foram citados também o candidato Mário Couto (PP), com 16% das intenções, Zé Geraldo, com 15%, Úrsula Vidal, com 12% dos possíveis votos, e Márcio Mirando (DEM), com 10%.


Outros nomes levantados foram os de: Lúcio Vale (PR), com 9%; Zequinha Marinho (PSC), 9%; Flexa Ribeiro (PSDB), com 8%; Marinor Brito (PSOL), com 8%; Sidney Rosa (PSDB), com 7%; e Jarbas Vasconcelos (sem partido) com 4% das menções.



Os eleitores que declaram intenção de votar em branco ou anular o voto totalizam 19%, os indecisos são 16% e aqueles que citam apenas um candidato são 10%.




Presidência da República
Dois cenários de intenções de voto para presidente da República foram testados pela pesquisa IBOPE Inteligência: um com o candidato Luís Inácio Lula da Silva, e outro sem o ex-presidente do PT.


Na primeira simulação, Lula lidera ao ser mencionado por 43% dos paraenses, enquanto Jair Bolsonaro (PSL) fica em segundo com 16% das intenções dos entrevistados e Marina Silva (REDE) em terceiro com 9%.


Outros pré-candidatos - Ciro Gomes, do PDT, Geraldo Alckmin, do PSDB, Joaquim Barbosa, sem partido, Alvaro Dias, do PODEMOS, Fernando Collor de Melo, do PTC, Henrique Meirelles, do PSD, Paulo Rabello de Castro, do PSC, Rodrigo Maia, do DEM, e João Amôedo, do NOVO - têm até 4% de menções cada um.


Os pré-candidatos Levy Fidelix, do PRTB, e Manuela D’Ávila, do PCdoB, não atingem 1% das intenções de voto.


Eleitores paraenses que declararam intenção de votar em branco ou anular o voto são 11% e aqueles que preferem não opinar totalizam 6%.


No segundo cenário levantado, sem a presença de Lula, Marina Silva e Jair Bolsonaro aparecem tecnicamente empatados dentro da margem de erro da pesquisa, com 21% e 18% das intenções, respectivamente.


Em terceiro, aparece Ciro Gomes, com 10%, e Geraldo Alckmin, em quarto, com 6% das intenções. Em seguida são citados Joaquim Barbosa (5%), Fernando Collor de Melo (3%), Alvaro Dias (2%) e Rodrigo Maia (2%).


Henrique Meirelles, Levy Fidelix, Fernando Haddad e Manuela D´Ávila e João Amôedo aparecem com 1% das menções de voto, cada um. Já o candidato Paulo Rabello de Castro não atinge 1% das intenções de voto.



O percentual de eleitores paraenses que declaram a intenção de votar em branco ou anular o voto para Presidente é de 18%, enquanto 10% dos eleitores se declararam indecisos.


Fonte: Diário Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário