segunda-feira, 1 de maio de 2017

Vacinação contra a febre aftosa tem meta de imunizar 20 milhões de cabeças de gado

Começou nesta segunda-feira, dia 1º de maio, a Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa. Esta é a primeira etapa estadual de 2017 contra a doença realizada pelo Governo do Estado, por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará). A vacinação do rebanho bovino e bubalino será realizada até 31 de maio, em todo o território paraense, com exceção do Arquipélago do Marajó e municípios de Faro e Terra Santa.

A expectativa é imunizar mais de 20 milhões de cabeças de gado em aproximadamente 108 mil propriedades rurais. A Adepará é a responsável pela campanha, que tem importância estratégica para a balança comercial do Estado. Servidores do órgão lotados por todo o Pará estarão envolvidos e acompanharão o trabalho para garantir que todo o processo de vacinação atenda às metas da Agência, que é alcançar o mais alto índice vacinal.
O produtor rural é o responsável pela vacinação, que deve ser feita até 31 de maio, e tem até o dia 15 de junho para notificar a imunização nos escritórios da Adepará. “O produtor ganha a valorização do gado, já que o mercado é signatário da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), que exige gado livre de febre aftosa. A Adepará, através das políticas públicas, promove a saúde e o bem-estar animal, fiscalizando a vacinação e a qualidade da vacina, certificando a pecuária paraense”, explica o gerente do Programa de Erradicação da Febre Aftosa da Adepará, o médico veterinário George Santos.
Segundo George Santos, como a etapa abrange 127 municípios, é fundamental o trabalho dos técnicos da Agência. “Como o Estado do Pará é de dimensões comparadas a de muitos países, torna-se importante o alcance da vigilância da vacinação. Com a vacinação podemos almejar um melhor status sanitário ao rebanho do Pará”, diz.
A Adepará realiza cinco campanhas contra a febre aftosa ao longo do ano:

15 de março a 30 de abril – etapa de vacinação das Zonas de Proteção de Faro e Terra Santa.
1 a 31 de maio – campanha estadual de vacinação/maio 2016.
15 de julho a 30 de agosto – etapa de vacinação das Zonas de Proteção de Faro e Terra Santa.
15 de agosto a 30 de setembro – etapa de vacinação da Ilha do Marajó (etapa única, em função das condições geoclimáticas).
1 a 30 de novembro – campanha estadual de vacinação/novembro 2016.

Três municípios paraenses com maior rebanho do Pará:

São Félix do Xingu – 2,2 milhões de cabeças de gado/5.276 propriedades
Marabá – 1,1 milhão de cabeças de gado/4.623 propriedades
Novo Repartimento – 959 mil cabeças de gado/5.673 propriedades

Por Camila Moreira/Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário