domingo, 5 de março de 2017

Centro de Monitoramento Ambiental vai ajudar na preservação da Amazônia

O governador Simão Jatene e secretários de Estado estiveram neste sábado (4) no Centro Integrado de Monitoramento Ambiental (Cimam). Eles visitaram as instalações e entenderam melhor de que forma o local vai atuar na preservação e conservação do meio ambiente no Pará e na Amazônia.
Durante a reunião, foram destacadas as principais ações ambientais desenvolvidas no Estado. “A atuação direta do Cimam será com ferramentas que vão aprimorar a transmissão de conhecimento com o protagonismo social, já que as informações serão públicas e acessíveis a qualquer cidadão”, disse o secretário adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Thales Belo.

Todas as agendas ambientais estão contempladas no centro, que terá capacidade de produzir, compartilhar e divulgar dados mediante gerenciamento de todas as bases de informações atualmente em uso na Semas. “Como cidadão, me dá muito orgulho ver um centro de monitoramento como esse. Fico feliz em saber que nosso trabalho está cada vez melhor e mais qualificado”, disse Jatene.
Para o governador, o Cimam é um canal muito importante para a produção de conhecimento. Ele disse ainda que todos os órgãos poderão usar o centro e que a sociedade é convidada a participar do monitoramento. “Isso nos empurra para um patamar de diálogo e discussão com o resto do país, e até do mundo, como nunca tivemos antes”, afirmou.
Sobre a tecnologia que está sendo implantada no centro, que será inaugurado ainda este mês, o titular da Semas, Luiz Fernandes, mostrou que as equipes técnicas, bem como as ferramentas de monitoramento, estão aptas a olhar para todo o Estado de forma eficiente. “O Pará tem muita qualidade nas equipes técnicas. Temos tecnologia e pessoas capacitadas para fazer a gestão preventiva e transparente”, garantiu.
 Fonte: Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário