quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Saiba como surgiu o RENOVAI maior evento da igreja católica em Itaituba


A Renovação carismática católica chegou na prelazia de Itaituba por volta do ano de 1984, através do senhor Argemiro e do casal Bonfim e Romilda, momento em que o movimento ganhava força pelo Brasil afora e em Itaituba não foi diferente. As reuniões começaram a acontecer no quintal da casa do senhor Josias, e logo o fogo de pentecostes se espalhou e vários grupos foram formados nas comunidades e nas paróquias de bom Remédio e Sant’ana.


As reuniões continuaram, mas a igreja sentia a necessidade de oferecer aos cristãos uma diversão diferente no período do carnaval, e Deus colocou no coração do então coordenador da RCC senhor Luiz Gonzaga o desejo de organizar um retiro no período do carnaval, após o mesmo ter passada por uma experiência semelhante na cidade de Santarém em um evento denominado Cristoval.

 E em 1991 para suprir às necessidades dos cristãos itaitubenses a renovação carismática católica resolveu festejar o carnaval de foram diferente realizando uma grande tarde de louvor. A aceitação dos fiéis foi grande e em 1992, um dia inteiro de louvor e alegria levou centenas de fiéis para o salão paroquial de Sant’ana.

A equipe diocesana na época coordenada pelo senhor Luiz Gonzaga, viu neste período uma grande oportunidade de evangelização, e em um encontro realizado no centro de treinamento da prelazia de Itaituba inspirado pela palavra de apocalipse 21,5 “que diz eis que renovo todas as coisas” foi idealizado o evento denominado RENOVAI.

Em 1993 foi realizado o primeiro renovai na igreja do bom remédio e abordou o tema “ EIS QUE FAÇO NOVAIS TODAS AS COISAS” APOCALIPSE 21,5.

1994 II RENOVAI  TEMA: FAMÍLIA E JUVENTUDE

1995 III RENOVAI TEMA:  E SEREIS MINHAS TESTEMUNHAS

1996 IV RENOVAI TEMA: FAMÍLIA E SANTIDADE

1997 V RENOVAI TEMA: JESUS CRISTO É O SENHOR

1998 VI RENOVAI TEMA: VINDE ESPÍRITO SANTO

1999 VII RENOVAI TEMA: RECONCILIAI-VOS COM DEUS, DESSA VEZ NO GINÁSIO DO CEARENSE

2000 VIII RENOVAI TEMA: JUBILEU 2000 O ANO DA GRAÇA DO SENHOR

2001 IX RENVAI TEMA:  SER IGREJA NO NOVO MILÊNIO

2002 X RENOVAI TEMA: JESUS FONTE DE ÁGUA VIVA

2003 XI RENVAI TEMA: VEM E SEGUE-ME

2004 XII RENOVAI TEMA: CRUZ PROVA DE AMOR E SALVAÇÃO

2005 XIII RENOVAI TEMA: QUEREMOS VER JESUS NAS FAMÍLIAS

2006 XIV RENOVAI TEME: LEVANTA-TE JESUS TE CHAMA

2007 XV RENOVAI TEMA: SE ALGUÉM TIVER SEDE VENHA A MIM E BEBA ANO DOS 40 ANOS DE RENOVAÇÃO NO MUNDO ANO EM QUE FOI DESENVOLVIDO O PROJETO CELEBRANDO PENTECOSTES

2008 XVI RENOVAI TEMA: CRÊ NO SENHOR JESUS E SERÁS SALVO TU E TUA FAMÍLIA  

2009 XVII RENOVAI TEMA: CELEBRANDO PENTECOSTES EM FAMÍLIA

2010 XVIII RENOVAI TEMA:  JESUS LUZ E SALVAÇÃO DO MUNDO

2011 XIX RENOVAI TEMA: POR CAUSA DA TUA PALAVRA LANÇAREMOS AS REDES

2012 XX RENOVAI TEMA: TEMA O SENHOR É MEU PASTAR E NADA ME FALTARÁ 
   
2013 XXI RENOVAI TEMA: SE CRERES VERAS A GLORIA DE DEUS

2014 XXII RENOVAI TEMA: REUNIDOS NUM SÓ CORPO PELA FORÇA DA CRUZ

2015 XXIII RENOVAI  TEMA:  DEIXAI-VOS CONDUZIR PELO ESPIRITO SANTO
   
2016 XXIV RENOVAI TEMA: VÊ A ALEGRIA QUE TE VEM DE DEUS

Em quase todas as edições foi realizado também o RENOVAI MIRIM, uma programação voltada para o público infantil onde as crianças são evangelizadas por meio das mais variadas formas que o Espírito Santo tem  suscitado.

No encontro também acontece um momento especial para as famílias e para a juventude, e um dos momento bastante esperados é a coroação de Nossa Senhora, onde se destaca a devoção a mãe de Deus e nossa.

Ao longo dos anos, o evento vem crescendo de forma extraordinária, e sempre organizado pela coordenação prelatícia da RCC com o apoio dos coordenadores dos grupos de orações da cidade e das equipes de servos que se empenham de dentro de suas possibilidades na realização desta grande obra de evangelização. As parcerias firmadas com as empresas têm possibilitado a vinda de diversos cantores e pregadores de outras dioceses e até mesmo de outros estados que se deslocam com muito amor para evangelizar o povo de Deus nesta terra de Santa Cruz.

E neste ano de 2017 o RENOVAI chega na sua XXV edição,  o seu jubileu de prata, uma vida em forma de dádiva para o nosso povo, e vamos  abordar o tema “MEU ESPIRITO EXULTA DE ALEGRIA” Lucas 1,47 momento da celebração dos 50 anos da RCC no mundo, e do ano nacional Mariano por ocasião dos 300 anos da parição de Nossa Senhora Aparecida padroeira do Brasil as margens do rio Parnaíba em aparecida do norte São Paulo.


Que Deus seja sempre louvado pela vida e pelos lábios que nunca se cansam de proclamar a bondade de Deus através do RENOVAI.

Por Lorimar Santos 
Assessoria de Comunicação da RCC Itaituba

Nenhum comentário:

Postar um comentário