quarta-feira, 20 de julho de 2016

Eleições 2016: Quem irá ocupar a cadeira principal do Paço Municipal de Itaituba

Paço Municipal  Altamiro Raimundo da Silva sede da prefeitura de Itaituba (Foto: Gilson Vasconcelos/GV Notícias)
Há aproximadamente 105 dias das eleições municipais que acontece no próximo dia 2 de outubro e nas quais os eleitores irão decidir se em Itaituba haverá reeleição ou a eleição para a gestão de 2017 a 2020 alguns nomes são dados como certo nos bastidores da política local. Além da candidatura da atual prefeita Eliene Nunes que irá disputar a reeleição pelo PSD, estarão nesta disputar o empresário Valmir Climaco de Aguiar pelo PMDB que também exerceu cargo de prefeito por quase três anos, depois que conseguiu através da justiça a cassação dos direitos políticos de Roselito Soares e do mandato do ex-prefeito Silvio de Paiva Macedo e outro nome que desponta como uma novidade no cenário político itaitubense é o nome do empresário Ivan D’almeida que virá pelo PSDB sendo este uma nova opção para o eleitorado.


Estes são os nomes mais consolidados como pré-candidatos para disputarem a prefeitura de Itaituba nas eleições de 2016. Existem a possibilidade de outros nomes, mas sendo apenas especulações.

Os pré-candidatos a prefeito reúnem alguns fatores pró e contra suas candidaturas.


No caso da atual prefeita Eliene Nunes (PSD) ela conta com a força natural da máquina administrativa e a forte estrutura partidária são aspectos positivos, enquanto alguns problemas pontuais como buracos nas ruas, a sua ausência marcante e a falta de um contato mais próximo com ela, que é uma das queixas mais relatadas por seus aliados e o esfacelamento do seu grupo político comprometem a avaliação de seu governo junto a população lhe deixando em grande desvantagem diante de seus adversários.


Em relação ao ex-prefeito e empresário Valmir Climaco (PMDB) a sua popularidade traz para si um certo favorecimento onde vem ganhando algumas adesões a sua candidatura, apesar dos desgastes com os entraves que teve na justiça o que pode se tornar um fator desfavorável. Está será a quarta vez que ele irá disputa uma eleição, e tentar ser eleito pela primeira vez. Valmir Climaco tornou-se um nome a ser lembrado, devido à má governabilidade da atual prefeita.



No caso do empresário Ivan D’almeida (PSDB) que atua no setor da construção e os baixos índices de rejeição em relação ao seu nome e por ter um vínculo com a direção estadual do PSDB o favorecem, fazendo com ganhe mais apoiadores. Suas empresas são uma referência de sucesso e o eleitor entende que uma pessoa onde obteve bons resultados na administração de suas empresas, poderá também ser um bom gestor com a coisa pública, mas o pouco conhecimento público de seu nome a sua imagem é um fator desfavorável.

Após as convenções de cada um dos pretensos candidatos, que já estão todas agendadas Itaituba irá saber qual será o cenário das próximas eleições onde irão conhecer seus candidatos a prefeito e vice que estarão disputando o seu voto para uma reeleição ou eleição.

Mas enquanto campanha eleitoral oficialmente não começa fica a expectativa de quem irá ocupar a cadeira principal do Paço Municipal Altamiro Raimundo da Silva sede da prefeitura de Itaituba

Nenhum comentário:

Postar um comentário