Mesa composta por representantes da ANTT (Foto Gilson Vasconcelos/GV Notícias |
A cidade de Itaituba sediou na ultima quinta-feira (21), uma audiência pública,
organizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), para tratar
da concessão da BR 163.
A mesa de trabalhos foi composta por
Leonardo Mesquita Cavalcanti (Presidente da A.P.); Stefhani Quebaud
(representante da SUINF (Superintendência de Exploração da Infraestrutura
Rodoviária); Renato Morato (Representante EPL); Luciana Cortonesi (Secretária
A.P.); Deputados Eraldo Pimenta, Hilton Aguiar, Airton Faleiro e Senador Paulo
Rocha. O objetivo foi tornar público, colher sugestões e
contribuições às minutas de Edital e Contrato, ao Programa de Exploração da
Rodovia e aos Estudos de Viabilidade, para concessão da Rodovia
BR-163/230/MT/PA, no trecho da BR-163 do entroncamento com a MT-220 até o
entroncamento com a BR-230(A); e da BR-230 do entroncamento com a BR-163 (B)
(Campo Verde/PA) até Miritituba/PA.
Representantes do governo municipal,
entidades, associações, estudantes e população em geral participaram da
audiência. Neste evento, a prefeita Eliene Nunes destacou que esse investimento
pode impactar positivamente na arrecadação dos municípios, informando que
prefeitos da região vão criar um comitê de acompanhamento por meio do Consórcio
Tapajós. Outra questão colocada foi em relação à cobrança de tarifas, para
isto, o governo municipal protocolou proposta para isenção de tarifas para
veículos com destino aos distritos de Cripurizão e Cripurizinho que
necessariamente passam por Trairão.
Concessão: O trecho a ser concedido
tem 976 quilômetros da BR-163/230/MT/PA, no trecho da BR-163 do entroncamento
com a MT-220 até o entroncamento com a BR-230(A); e da BR-230 do entroncamento
com a BR-163(B) (Campo Verde/PA) até Miritituba (PA). De acordo com publicação
da ANTT, a concessão para a exploração das duas BRs que ligam Mato Grosso e o
Pará é de 30 anos.
Durante esse período a concessionária vencedora do certame
deverá realizar serviços de infraestrutura e de prestação de serviço público de
recuperação, conservação, manutenção, operação, implantação de melhorias,
pavimentação, ampliação de capacidade e manutenção no trecho de 976 quilômetros
da BR-163/230, no trecho da BR-163 do entroncamento com a MT-220 até o
entroncamento com a BR-230(A); e da BR-230 do entroncamento com a BR-163(B)
(Campo Verde/PA) até Miritituba/PA.
A agência revela que os postos para
cobrança das tarifas serão instalados em Itaúba, Guarantã do
Norte (MT), Novo
Progresso (dois em locais diferentes), Altamira, Trairão e Itaituba (PA). São
esperados R$ 6,6 bilhões em investimentos por parte do consórcio que arrematar
o trecho. Os custos operacionais giram em torno de R$ 3,18 bilhões. O segmento
rodoviário abrange 12 municípios nos estados do Pará e Mato Grosso, regiões com
grande escoamento de grãos para importação e exportação. Está prevista, pelo
mecanismo do gatilho de tráfego, a duplicação de 246,8 quilômetros da rodovia e
a implantação de marginais e melhorias em 10 travessias urbanas. A execução dos
trabalhos iniciais, a conclusão da pavimentação (118,6 quilômetros) e a
construção de quatro pontes nos primeiros dois anos da concessão são condições
para o início da cobrança de pedágio.
Fonte: ANTT
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