segunda-feira, 30 de junho de 2014

Último dia para convenções tem dois anúncios de candidatura no Pará

A segunda-fera (30) marcou o último dia do prazo estipulado pelo TSE para a realização de convenções partidárias em todo o Brasil. No Pará, PSDB e PMDB aproveitaram a data limite para anunciar seus candidatos, deixando praticamente definida a disputa eleitoral para o governo do estado. Agora os partidos tem até 19h do dia 5 de julho para oficializar candidaturas junto  ao TSE.
Se os anúncios se confirmarem, o cargo de governador do Pará será disputado por cinco candidatos: Marco Carrera (PSOL), Zé Carlos (PV), Elton Braga (PRTB), Simão Jatene (PSDB) e Helder Barbalho (PMDB). O ex-prefeito de Belém, Duciomar Costa (PTB), participou de convenção do seu partido nesta segunda-feira, mas ainda não definiu se irá concorrer ao senado ou ao governo do estado. Duciomar teve os direitos políticos suspensos mas, segundo seu advogado, a decisão é em primeira instância e o ex-prefeito pode concorrer amaparado por recursos movidos na justiça estadual e federal.
Propostas
A primeira convenção partidária com anúncio de candidato ao governo foi realizada pelo PSOL no dia 26, na Câmara Municipal. Na ocasião, o sociólogo Marco Carrera criticou a gestão da saúde no estado, apontou falta de investimentos em educação e disse que a violência deve ser combatida com políticas sociais.

O PV oficializou a candidatura de Zé Carlos no dia 27, em convenção realizada na sede do partido. O candidato enfatizou que uma grande quantidade de paraenses vive abaixo da linha de pobreza e propôs programas de inclusão social através do esporte e da educação.
O PRTB anunciou seu candidato, o administrador Elton Braga, no dia 28. Em convenção realizada na sede do partido, Braga criticou a Lei Kandir, que desonera exportações, e disse que as isenções fiscais diminuem a arrecadação do estado, e precisam ser revistas, assim como os gastos internos do governo.
O PSDB oficializou que o governador Simão Jatene disputa reeleição nesta segunda-feira (30). Durante a convenção, Jatene disse que a prioridade de sua administração será a saúde, a segurança e a educação. O governador também se comprometeu a dar continuidade a programas sociais como o Cheque Moradia.
O PMDB anunciou a candidatura do ex-prefeito de Ananindeua, Helder Barbalho. Em um evento que contou com a presença do ex-presidente Lula, Helder disse que iria percorrer o Pará para atender demandas de saúde, educação e segurança.
Fonte: G1 Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário