quinta-feira, 15 de maio de 2014

Museu de Itaituba Aracy Paraguaçu celebra 12ª Semana Nacional de Museus

O Museu Municipal de Itaituba Aracy Paraguaçu (MMIAP) está realizando uma vasta programação cultural alusiva à Semana do Museu. O evento que encerra sexta-feira (16) tem como objetivo mostrar as formas e expressões da cultura tapajônica, principalmente, o acervo com artefatos indígenas e outras peças, que evidenciam a importância histórica do museu como suporte de construção de identidade cultural. 

“A Semana dos Museus é uma oportunidade de divulgar as conexões arqueológicas que fazem com a história do município de Itaituba”; desta forma, acrescenta Martinália Fontinele, “o MMIAP participa da Semana Nacional dos Museus em sua 8ª edição, dando ênfase no colecionismo existente no acervo nosso, bem como, nos acervos particulares”, coordenadora do museu. Neste ano, o Conselho Internacional de Museu (ICOM) celebra de 12 a 18 de maio a 12ª Semana Nacional de Museus, onde trás como tema “Museu: as coleções criam conexões”.

A programação está sendo desenvolvida no museu e encerra na Barraca de Evento (sexta-feira-16) com exposição das peças do museu e de comunidades ribeirinhas na Barraca de Eventos Culturais, na orla da cidade a partir das 19h.

MAP: HISTÓRIA
O Museu Municipal de Itaituba Aracy Paraguaçu foi criado em 1993, com objetivo de registrar e guardar através de fotos, livros, jornais e documentos, os passos deste município, que teve a honra e a gloria de ter sido o maior do mundo em extensão territorial.

O desejo de criação  surgiu a partir da necessidade de conhecer melhor o município, que era apenas conhecido através de iconografia e registros deixados pelo Sr. Cláudio Couto, redator do 1º Jornal “O Urtiga”, no ano de 1913. Ainda neste mesmo ano, Itaituba participou no Rio de Janeiro na Exposição de Borracha, no qual, Cláudio Couto teve o cuidado de registrar um pouco da historia itaitubense. Com incentivos vindos deste mesmo senhor,as senhoras Aracy Paraguaçu e Itay Iracema Couto, continuaram colecionando recortes de jornais, fotografias e outros documentos históricos referentes a Itaituba.
No ano de 2006 foi  criado o Museu “Aracy Paraguaçu” em homenagem a senhora Aracy Paraguaçú por ter sido uma das pioneiras culturais de Itaituba,        Aracy Paraguaçu Couto da Costa que tem o seguinte significado:
        Aracy – Mãe da Luz – Ara: luz – cy: Mãe
        Paraguaçu – Mar grande – oceano
Foi uma das pioneiras culturais do município, influente membro do América Futebol Clube, e na área social, promovia eventos beneficentes ao clube, como: bailes, festas juninas e possuía uma quadrilha dançante. Coordenava o bloco de rua denominado “Gosto de você”, introduziu os desfiles do Dia da Raça na Semana da Pátria, onde só desfilavam os clubes da cidade, com carros alegóricos e figurinos avançados para as época, foi uma das pioneiras em introduzir equipes de vôlei feminino na época em que os jovens ainda jogavam de saias abaixo do joelho.

Aracy teve dois filhos Wanelly Maria Couto da Costa e Sebastião  Teodomiro da Costa Filho, fruto de sua união de 55 anos de casada com o Senhor Sebastião Teodomiro da Costa, seu filho Sabá. Que foi  um dos mais importantes ativistas culturais do nosso município, o qual estava diretamente compromissado e envolvido com tudo que tange a nossa cultura.


Aracy foi Dama da Casa da Amizade, guardou e deixou um grande acervo cultural para sua família, com relíquias de valor imensurável à memória do nosso  município, como peças históricas, livros, fotos e todo o conhecimento que guardou e passou para seus familiares. 

Fonte: Ascom PMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário