sexta-feira, 14 de março de 2014

Região do Tapajós recebe o 1º Diálogo para Elaboração da Agenda de Desenvolvimento Territorial

A Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), motivada pelo Consórcio Tapajós, com o objetivo de contribuir na definição das prioridades de atuação, inserido no contexto dos principais eixos estruturantes: logístico, minerário, hidrelétrico e do agronegócio, os quais promovem o desenvolvimento socioeconômico e ambiental nos municípios, iniciou o ciclo de Diálogos para Elaboração da Agenda de Desenvolvimento Territorial das regiões do Estado do Pará.

Itaituba, município polo da região de Tapajós, localizada a 890 Km de Belém, capital paraense, sediou o 1º Diálogo para Elaboração da Agenda de Desenvolvimento Territorial, onde ocorreu uma ampla discussão a respeito dos entraves e gargalos regionais com a participação dos principais atores dos setores produtivos da região, sociedade civil, instituição de ensino, organizações não governamentais, representantes de projetos de responsabilidade social corporativo, além dos representantes dos governos municipal e estadual.
O evento que aconteceu no polo do Instituto Federal do Pará em Itaituba, dias 13 e 14 de março, mostrou um diagnóstico socioeconômico regional, realizado pelo Consórcio do Tapajós e também pela Associação dos Terminais Portuários e Estações de Carga da Hidrovia Tapajós (Atap), o qual ainda continuará em atualização por conta das previsíveis mudanças no cenário atual.
“Ainda existirão mudanças no cenário prospectivo dos portos, da hidrelétrica e da mineração prevista para região. Por isso é preciso desenvolver o canal de diálogo entre os entes operacionais locais para elencar as necessidades e capacitar mão de obra para receber os grandes projetos”, enfatizou a secretária da Seicom, em exercício, Maria Amélia ao representar o secretário de Indústria, Comércio e Mineração, David Leal.
O fortalecimento da gestão pública municipal, a elaboração da carteira de projetos estruturantes, a capacitação de mão de obra e o fortalecimento dos pequenos e micro negócios foram os principais eixos discutidos no encontro. E a equipe da Seicom evidenciou as ferramentas, que contribuirão à promoção do desenvolvimento local, com a apresentação do programa ParaCrescer, o Plano Estadual de Atração de Novos Negócios e a necessidade de implantação dos projetos estratégicos.
“Estamos priorizando a instalação do Sistema S (Seter, Senac, Senai, Senar, Senat) para a qualificação profissional e empresarial, a qual subsidiará a economia local na disponibilização de mão de obra e fornecedores aos grandes projetos que tem proporções nacionais na região do Tapajós”, finalizou secretário Municipal de Meio Ambiente, Mineração e Produção de Itaituba Valfredo Marques.
Participaram também do evento, a prefeita de Itaituba, Eliene Nunes, o presidente do Consórcio Tapajós, Raulien Queiróz, o secretário de Especial de Energia do Pará, Nícias Ribeiro, representante da Atap, Felipe Fleury, superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas do Pará (Sebrae/PA), Vilson Schuber e a assessora de Planejamento da Secretaria Especial de Estado de Proteção e Desenvolvimento Social (SEEPDS), Dalva Vasconcelos. Além do diretor de Comércio e Serviços, Airton Lisboa, os coordenadores de Economia Mineral, Marco Antônio, de Logística Industrial, Alexandre Araújo, de Mercado, Augusto César e de Desenvolvimento Socioambiental na Mineração, Marjorie Neves, todos da Seicom.

Fonte: SEICOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário