segunda-feira, 24 de março de 2014

FAB usa nova aeronave para tentar localizar avião desaparecido

P-3AM Orion, avião que será utilizado no patrulhamento da região do pré-sal (Foto: Divulgação/FAB)Avião P-3 Orion, o mesmo modelo utilizado para localizar os destroços da aeronave da Malaysia Airlanes, está sendo usado pela FAB pra tentar localizar avião desaparecido no sudoeste do Pará (Foto: Divulgação/FAB)
A Força Aérea Brasileira (FAB) retomou as buscas no início da manhã deste domingo (23) pela aeronave desaparecida na última terça-feira (18) em Jacareacanga,  com um reforço importante: um avião modelo P-3 Orion, com capacidade de identificar metais e que, de acordo com a assessoria de comunicação da Aeronáutica, seria o mesmo modelo que está sendo empregado nas buscas pelo avião desaparecido da Malaysia Airlines.

"Essa aeronave é dotada de sensores que identificam partes metálicas, inclusive submarinos, navios em alto mar. É um instrumento a mais que irá auxiliar de forma eficaz no trabalho de buscas", esclareceu.
O avião seguiu diretamente da esquadra de Salvador, na Bahia, onde está sediado, para a região sudoeste do Pará. Ele se soma a um helicóptero e a outro avião para dar continuidade às buscas aéreas, que já entram pelo sexto dia.
O bimotor modelo Beechcraft BE 58 Baron saiu de decolou do aeroporto de Itaituba às 11h40 de terça-feira (18), transportando o piloto, um motorista e três técnicos de enfermagem que seguiam para uma aldeia dos índios Munduruku. Segundo a Aeronáutica, o avião desapareceu 1h20 depois de o piloto ter feito o último contato pelo rádio. Uma passageira chegou a enviar uma mensagem de celular para o tio informando dos problemas no avião.
As equipes de busca investigam a possibilidade do avião estar perto de uma área de garimpo localizada próxima ao município de Jacareacanga. Segundo o delegado Lucivelton Santos, uma comunidade teria avistado a aeronave enquanto ela sobrevoava a região
Fonte: G1 Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário