segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

COMPDEC realiza a 1ª Pré- Conferência da Defesa Civil

Defesa Civil do  estado e do município  com o vereador Dirceu Biolchi (Solidariedade)  e lideranças do Distrito de Moraes Almeida na 1ª Pré- Conferência da Defesa Civil 2014 ( Foto Gilson Vasconcelos)
Representantes da Defesa Civil do Estado e de Itaituba visitaram no último final de semana o distrito de Moraes Almeida que fica localizado a 300 km da sede do município, cumprindo uma agenda de ação que contemplou às áreas de risco daquela comunidade, bem como, a realização da 1ª Pré Conferência  da Defesa Civil.  Antes deste evento, representantes do Conselho Municipal de Defesa Civil  e do Corpo de Bombeiros através do subtenente  Edson Martins  e do soldado  Benicks acompanhados do vereador  Dirceu Biolchi visitaram as áreas de possíveis riscos onde analisaram os fatores que poderiam provocar intervenções da natureza.
Na localidade, a equipe constatou diversas áreas passiveis de alagamentos percebendo nesses pontos a necessidade preventiva de coleta do lixo doméstico. Além disso, a equipe analisou também a possibilidade de remoção de famílias nas áreas vulneráveis de alagamentos e deslizamentos.
Depois desse trabalho in loco com registro fotográfico, foi então realizada na escola da comunidade, a 1ª Pré Conferência da Defesa Civil, importante instrumento onde os moradores tiveram espaço garantido para expor suas demandas no setor de infraestrutura.

Participaram do evento, o coordenador da Defesa Civil de Itaituba, Raimundo Santiago; assistente social da SEMDAS Luziane Mota;  Jonas Vieira; que integra o apoio operacional, o engenheiro da SEMINFRA Tiago Posiadlo e representante da Defesa Civil do Estado o subtenente Edson Martins e o soldado  Benicks do 7º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM), vereador Dirceu Biochi (Solidariedade); Sílvia Helena diretora da Escola Cesar Almeida;  Lidiane Moura enfermeira do Posto de  Saúde da localidade entre outras lideranças da comunidade.

Raimundo Santiago destacou a importância da conferência e seu aspecto democrático em ouvir a própria população, pois, segundo ele, as demandas farão parte de um projeto preventivo em relação às áreas de risco. Nesse aspecto, o levantamento feito na comunidade fará parte da pauta da Conferência Municipal da Defesa Civil  que será realizada dia sete de março. Sílvia Helena foi escolhida delegada e representará o distrito de Moraes Almeida nesta conferência e Francisca dos Santos será a delegada que irá representar a comunidade de Jardim do Ouro.

Raimundo Santiago por  ocasião da pré-conferencia reativou  o NUDEC Nucleo Comunitário de Defesa  Civil na comunidade de Jardim do Ouro onde a senhora Francisca dos Santos  ficou  como representante na comunidade;  já  o NUDEC  de Moraes  Almeida ainda  ficou a ser escolhido através do próprio distrito que irá  procurar um alguém para tal função.
Vereador  Dirceu Bioch na  Pré- Conferência  realizada em  Moraes Almeida ( Foto Gilson Vasconcelos)

Equipe da Defesa  Civil do Estado e do Município ( Foto Gilson  Vasconcelos)

Raimundo Santiago Coordenador da Defesa  Civil no município de Itaituba
(Foto Gilson Vasconcelos)

Soldado Bombeiro  Benicks  Defesa Civil  do Estado

Jonas  Vieira Defesa  Civil do município de Itaituba  e Subtenente do 7  GBM
 Edson Martins Defesa  Civil do Estado (Foto Gilson Vasconcelos)



Nenhum comentário:

Postar um comentário