segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Caso Lerda Marta: Advogados querem a prisão temporária do principal suspeito


IMG-20140223-WA0053_263x350OAB pede troca do delegado que acompanhava o caso. Ligação direta para a Secretaria de Segurança Pública do Estado foi feita fazendo a solicitação. Delegado de Santarém veio para comandar as investigações.

Até o final da tarde de ontem, 23, o presidente da OAB-PA, Jarbas Vasconcelos, continuava em Itaituba. No final da manhã, ele reuniu com os advogados na sede da subseção da Ordem em Itaituba. Eles estavam bastante insatisfeitos com o trabalho da polícia local, que decidiu liberar o principal suspeito do assassinato da advogada Leda Marta Lucyk dos Santos, 40 anos, diretora-tesoureira da subseção da OAB em Itaituba, que ocorreu na manhã de ontem, 22. Também foram vítimas de assassinato a filha da advogada, Hannah Estela, 10 anos, e da funcionária da loja (Taynara Siqueira), ambas também com perfurações no corpo.

Segundo o presidente da Ordem, a insatisfação teria motivado a solicitação de mudança do delegado responsável pelo caso. O que foi feito pelo vice-presidente da OAB-PA, Alberto Campos, em contato direto com o secretário de segurança pública do estado, Luiz Fernandes. “Vale ressaltar que o motivo dessa insatisfação é devido à relação de amizade existente entre o delegado que estava no caso e o suspeito do crime, o também advogado Altair Santos, ex-companheiro da diretora da subseção.”, informou Jarbas. Segundo ele, a amizade existente entre eles podia comprometer a isenção do policial nas investigações.

Providências: Após o pedido da OAB, dois delegados de Santarém assumiram as investigações sobre o triplo homicídio. O Delegado Silvio Birro e o superintendente regional da Polícia Civil, Jardel Guimarães já estão em Itaituba junto com uma equipe para dar continuidade aos trabalhos.

IMG-20140223-WA0054_350x263Acompanho pelo presidente da subseção de Santarém, Ubirajara Bentes, da presidente da subseção de Itaituba, Cristina Bueno, da conselheira seccional da Ordem Karen Carneiro, pelo defensor público e pelo representante do Ministério Público, o promotor João Cavalero de Macedo - que tem acompanhado tudo de perto desde os primeiros instantes – Jarbas retornou ao Instituto Médico Legal – IML, onde conversaram com os peritos, viram os materiais colhidos, fotos e a faca do crime.

No meio da tarde de hoje, o presidente seccional voltou a reunir com os advogados, com os novos delegados que assumiram o caso e ainda com João Cavalero de Macedo, do Ministério Público. Eles pediram aos delegados que eles consigam a prisão preventiva do principal suspeito, o advogado e ex-esposo da Leda Marta. “Ele precisa ser investigado e a polícia precisa conseguir um mandado de busca, a quebra de sigilo bancária, etc. Estamos insistindo que os Delegados peçam a temporária, pois corremos o risco de ele acabar fugindo.”, afirmou Vasconcelos.

Jarbas retorna ainda hoje para Belém, mas promete continuar na capital, ao lado dos advogados e da diretoria da Ordem, a luta incessante por mais segurança no estado. “Toda vez que um crime bárbaro desse acontece, a sensação que dá é que o nosso estado não tem mais jeito. Mas, não vamos desistir, estamos consternados com a morte da nossa colega, mas também, ainda mais fortes para lutarmos por justiça, por mais segurança para o povo do Pará.”, concluiu.

Fonte: OAB/PA e Blog do Parente

Nenhum comentário:

Postar um comentário