quarta-feira, 29 de maio de 2013

Encontro com agricultores discutiu demandas do interior



Representantes de comunidades agrícolas do município participaram terça-feira (28), no Parque de Exposições Hélio Gueiros, de mais um encontro nesse segmento promovido pela Prefeitura de Itaituba. Além dos produtores, participaram também representantes DA Câmara de Vereadores, órgãos agrícolas do município (SEMAGRA), estado (SAGRI, CEPLAC e EMATER); instituições bancárias (Banco da Amazônia e Banco do Brasil).

Os agricultores reivindicaram investimentos na zona rural, principalmente, na área da infraestrutura na recuperação de estradas, vicinais e pontes e também o suporte da ATER (Assistência Técnica Rural). A Proposta da Prefeitura é subsidiar os agricultores a expandir, cada vez mais a sua produção, e, assim, gerar renda para melhoria de vida de todas as comunidades agrícolas. Na ocasião foi assinado convênio de assistência técnica entre a Prefeitura, CEPLAC e EMATER.

Nesta reunião foi também criado o Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDS) tendo como presidente o Secretário Municipal de Agricultura Adonis Facioni. A prefeita Eliene Nunes destacou que o conselho terá um importante papel em promover ações de estímulo ao desenvolvimento sustentável do município, buscando a efetiva e legítima participação de representações dos diversos segmentos e movimentos sociais.

O CMDS tem como função planejar e monitorar a aplicação dos recursos do Crédito Rural no âmbito do PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da  Agricultura Familiar), estabelecendo negociações com os agentes financeiros para equacionar a oferta em relação à demanda  local, bem como o acompanhamento da emissão de Declaração de Aptidão ao PRONAF (DAP) realizada pelos órgãos autorizados  pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).









 Veja  mais fotos no Face  do Blog
(Ascom-PMI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário