Páginas

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Belém sede da Copa em 2014


A Importância de Belém como Sub-Sede da Amazonia na Copa de 2014.

A Cidade de Belém do Pará como Sub-Sede da Copa de 2014, sem dúvida que trará também os benefícios para as populações dos municípios dos Estados do Maranhão, Amapá, Piauí e Tocantins isso porque os acessos entre esses municípios são facilitados por deslocamentos via Terrestre, Fluvial e Aérea e ainda pelo fato desses Municípios encontrarem-se em áreas adjacentes de acesso sem obstáculos ou impedimentos e ainda por não estarem tão distantes de Belém do Pará.
Desse modo, penso que a Sub-Sede de uma Copa do Mundo não pode ficar Isolada e nem deve ficar restrita privilegiando apenas o Estado ou a Cidade-Sede, pois os Benefícios do Evento tem que ser estendidos ou ampliados para que seja certo alcançar a participação da população de outros Municípios Brasileiros que estejam próximos da Cidade-Sede e tudo isso é para que a Maioria Absoluta da População possa ter garantias da consideração de fazer lograr a parte dos favores do evento.
Com relação aos Estádios é preciso levar em conta as condições para utilização dos mesmos, não apenas por ocasião do evento mas também depois que terminar, para que não venham a ocorrer de se transformarem em verdadeiros “Elefantes Brancos” sem finalidade de utilização e cuidados, sem manutenção e abandonados. É preciso levar em consideração também o apelo popular a paixão do povo pelo futebol, assim como a frequência do público nos Estádios. Os Estádios não podem ser construídos apenas para o evento e depois deixados de lado a míngua. É necessário que sejam justifificados os projetos de grande custo, para que os estádios não fiquem desprezados e nem deixem de serem utilizados.
O Dinheiro Público ou Privado não pode ser usado de forma desiquilibrada e também não pode ser gasto desordenadamente ou desperdisado de forma irresponsável e nem Jogado fora. As estruturas de um projeto tem que ficar para serem utilizados permanentemente pelo povo. É necessário que seja feito um planejamento que fique sempre beneficiando a população. Penso que cidades cuja a preferência popular pelo futebol precisam ser levadas em consideração quando se analisa a importância que o povo revela para o futebol.
Deve-se no entanto refletir bem na importância para a maioria absoluta da população que alcançará os beneficios direta e indiretamente do evento ou seja, não apenas a população da Cidade-Sede, mas também para outros municipios e localidades por todo o Brasil que tenham um fluxo populacional considerado. É preciso também atentar fundamentalmente para a afluência da população ou seja, as condições principalmente de acesso devem ser consideradas por via Terrestre, Fluvial e Aérea e que desse modo todos venham a ser favorecidos por transportes e deslocamentos.
Com o advendo da Sub-Sede para Belém do Pará certamente o municipalismo dos Estados vizinhos ao Pará farão as melhorias necessarias em seus municípios visando tirar proveito do evento, e desse modo prestarão serviços para ajudar na vida de sua população. Penso que Belém seja uma dessas cidades brasileiras que tem condições de oferecer a outros municípes não apenas do Estado do Pará mas também de outros Estados brasileiros as condições de melhoramentos que o evento propiciará a todos.
A Cidade de Belém também é um desses municípios brasileiros cujo o Planejamento das Atividades para estruturar-se visando o Evento não precisará despender somas exorbitantes e astronômicas como prometem gastar os tubos de dinheiro outras cidades brasileiras. A Cidade de Belém já tem um estádio apto e pronto faltando pouco para se adaptar as exigências da fifa.
E como já foi expresso a cidade de belém como Sub-Sede da Copa de 2014 beneficiará direta e indiretamente outras Capitais e Municípios pelo Brasil e cuja a população não teriam tanto empecilho para se transportarem devido as meios de acessibilidade.

Um comentário: