Os municípios em torno da rodovia BR-163 no oeste do Estado começam a sofrer com as fortes chuvas que caem sobre a região. O inverno ainda está começando já causou grande estrago na rodovia. Desde a manhã de sábado, 27 a chuva causou a interdição do trecho que liga Moraes de Almeida (Itaituba) à Novo Progresso. Com a força das águas houve deslocamento de um bueiro sobre um córrego e formou uma cratera de aproximadamente 10 metros de profundidade. O trecho está interditado e sem previsão de liberação. Caminhões e carretas que transportam produtos alimentícios e da região sul e sudoeste do Brasil para os municípios da região, estão parados à margem da rodovia e os produtos estão apodrecendo. Os empresários que residem em Novo Progresso e tem negócios em Moraes de Almeida, Jardim do Ouro e Creporizão reclamam do descaso com a rodovia.As empresas de ônibus que fazem a linha Novo Progresso, Itaituba e Santarém estão fazendo baldeação. "É grande o sofrimento das mulheres com crianças que estão tentando chegar ao destino até o ano novo", diz o motorista Antonio Souza.Antes do bloqueio da rodovia, passageiros e motoristas reclamam que sofriam para passar nos atoleiros. O trecho da rodovia entre Moraes de Almeida e a Comunidade Aruri está sem condições de trafegabilidade. Os motoristas afirmam que antes "chegar o período de chuva, que normalmente ocorre entre fevereiro e abril, "esse trecho estará destruído".Gervásio Moreira, motorista de uma carreta, alerta, "quem está com muita pressa resta a alternativa, pagar o jerico (trator agrícola) e passar os atoleiros vai embora".Segundo a metereologia a situação poderá ficar bem mais dramática, porque "as chuvas vão continuar". Do outro lado, o trabalho de recuperação e manutenção da Rodovia está abandonada já que até a empresa (Consórcio) que tinha escritório em Novo Progresso fechou suas portas, sem perspectiva de que outra empresa venha para continuar os trabalhos.Apesar da extensão da Rodovia, 800km entre Itaituba e Guarantã do Norte, MT, o DENIT vem executando obras apenas no trecho entre Riozinho das Arraias e Novo progresso e no município de Trairão, onde está construindo três pontes de concreto que devem amenizar o problema, haja vista em todo o trecho da BR-163, 95% das pontes são de madeira e não suportam o peso dos caminhões.
Provincia do Tapajós
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