domingo, 5 de abril de 2009

Recuperação de estradas vicinais nas rodovias 163 e 230 são garantidas pelo PREVIA

A equipe técnica da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República que se reuniu em Itaituba, durante visita do ministro Mangabeira Unger no último dia 31 apresentou o Programa de Recuperação de Estradas Vicinais da Amazônia (Previa), que pretende garantir a recuperação de milhares de quilômetros de estradas vicinais no entorno da Rodovia BR-163 (Santarém-Cuiabá) e BR-230 (Transamazônica), mas pode fechar algumas destas estradas. Segundo o Subsecretário de

Desenvolvimento Sustentável da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Daniel Barcelos Vargas, o objetivo do governo é promover um amplo programa de recuperação de estradas vicinais, permitindo o escoamento da produção agrícola, e a consolidação das áreas destinadas à produção, de acordo com o Zoneamento Econômico Ecológico da região.

Para o ministro Mangabeira, a recuperação das estradas vicinais deve ser uma prioridade do governo federal. Segundo a equipe técnica do ministério, o programa vai investir na recuperação das estradas vicinais dentro de uma perspectiva do desenvolvimento sustentável.

O governo vai promover o que chama de racionalização do uso dessas estradas, privilegiando aquelas que pode concentrar as atividades produtivas, as localizadas em áreas já bastante alteradas, por exemplo.
Segundo o ministério, o programa não vai incentivar o desmatamento, mas concentrar as forças produtivas em áreas de consolidação. A idéia também, de acordo com explicação dada aos prefeitos, é inclusive fechar algumas estradas que estão em áreas de florestas, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário